São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cheque seu carro para as férias

DA REPORTAGEM LOCAL

Faça você mesmo o check-up das condições mecânicas e de segurança do carro antes da viagem de férias. É a melhor forma de garantir uma viagem tranquila.
A revisão antes da férias é importante porque, levando toda a família e carregado de bagagem, o carro fica mais pesado e "sofre" muito mais do que ao rodar em condições normais pela cidade.
Imite os melhores motoristas do mundo, os pilotos de Fórmula 1. Eles só deixam o box para a largada depois de se certificarem que o carro está em perfeitas condições.
No quadro ao lado você aprender como verificar o funcionamento dos principais equipamentos e diagnosticar defeitos mais comuns.
Se alguma coisa não estiver funcionando direito, leve o carro a um mecânico antes da viagem.
Aproveite para fazer isso agora. À véspera das férias, que começam em uma semana, as oficinas costumam ficar abarrotadas.
Lembre que carro se comporta de uma forma diferente quando é usado para levar as crianças ao colégio e quando está entupido de malas para uma viagem longa.
É por isso que muitos defeitos escondidos no carro "escolhem" as férias para se "manifestar" e deixam o motorista na estrada.
É o caso das mangueiras do motor, que com o tempo vão ficando ressecadas. Submetidas a "esforço" maior durante a viagem de férias, elas acabam rompendo.
No ano passado, nos 750 quilômetros de estradas controladas pelo Dersa, 103 mil motoristas tiveram que interromper a viagem por causa de problemas mecânicos.
A relação indica que um a cada 500 motoristas tiveram que ser rebocados para uma oficina. A estatística indica apenas os casos de veículos guinchados pelo Dersa.
"Geralmente são problemas que podiam ser evitados", afirma Nicácio Marcondes Netto, diretor de operações do Dersa.
Na verdade, diz Netto, a quantidade de motoristas que tem problemas é muito maior. Muitos acabam improvisando uma solução para o defeito, ou contratam os serviços de mecânicos de estrada.
O Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) controla as rodovias mais movimentadas de São Paulo: o sistema Anchieta-Imigrantes, Anhaguera Bandeirantes, Trabalhadores e D. Pedro 1.º.
Veja no quadro ao lado a relação dos principais problemas que atingem os veículos nas estradas.
Antes de viajar lembre também outros exemplos dos pilotos de Fórmula 1: eles jamais circulam sem equipamentos de segurança –como o cinto– e sempre respeitam a sinalização da pista.

Texto Anterior: Neve atinge a serra gaúcha durante a madrugada
Próximo Texto: Duas ruas têm sentido do trânsito alterado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.