São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
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Nike foi a homenageada deste ano

NELSON BLECHER
DO ENVIADO ESPECIAL A CANNES

A cada ano, os organizadores do Festival internacional do Filme Publicitário de Cannes homenageiam um grande anunciante. Pepsi e Levi's foram destaque em anos anteriores.
Desta vez, quem subiu ao pódio foi o empreendedor que construiu uma marca de sucesso em mais de cem países: Philip Knight, 56, co-fundador e atual presidente da Nike.
A estratégia que levou a companhia a faturar US$ 4 bilhões anuais foi concebida por Knight quando ele ainda cursava a Universidade de Stanford, nos anos 60.
Num dos trabalhos, ele escreveu que calçados de qualidade poderiam ser manufaturados na Ásia, depois de projetado o design nos Estados Unidos, e vendido aos norte-americanos por preços inferiores aos pagos pelos consumidores alemães.
Em 1964, Knight pode começar a pôr à prova sua visão de empreendedor. Fundou, juntamente com um amigo, Bill Bowerman, uma firma de importação de calçados.
Capital investido: US$ 500. A Blue Ribbon Sports (BRS Inc.) começou a funcionar na lavanderia de uma casa, enfrentando dificuldades.
Até 1969, Knight exerceu a profissão de perito em contabilidade e lecionava na Universidade de Portland.
Nas horas de folga, carregava o porta-malas do carro com os calçados que vendia como um ambulante.
O sucesso começou a acenar para Knight a partir de 1972, quando foram lançados os primeiros calçados esportivos da Nike. Na ocasião, a empresa utilizava a marca Cortez.
Hoje, a Nike é a companhia número 1 do setor –projeta, produz e comercializa calçados, roupas e acessórios para mais de vinte categorias esportivas. (NB)

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