São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festa de encerramento dura mais de seis horas

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Cerca de 60 mil pessoas participaram no sábado à noite em Nova York da cerimônia de encerramento dos Gay Games, a "olimpíada gay" que reuniu 10 mil atletas e um público de 500 mil pessoas na cidade na semana passada.
Mais de 600 medalhas foram distribuídas aos atletas que venceram as 31 diferentes modalidades esportivas dos Gay Games.
Dez atletas do Brasil, jogadores do time de vôlei que tirou o terceiro lugar na competição, foram premiados com medalhas de bronze.
O encerramento dos Gay Games aconteceu no estádio de beisebol mais famoso de Nova York, o Yankee Stadium, que ficou praticamente cheio.
A festa de encerramento durou mais de seis horas. Todos os 10 mil atletas dos Gay Games deram a "volta olímpica" sob os aplausos do público. Os ingressos para o encerramento, que ficaram praticamente esgotados, custavam entre US$ 10 e US$ 25.
Os jogadores do time do Brasil entraram sem camisa e segurando uma pequena bandeira brasileira na "volta olímpica". Mais atrás, um outro jogador do vôlei brasileiro, com uma faixa vermelha na cabeça e pulseiras de couro com tachas prateadas nos dois braços, balançava uma bandeira do Brasil de quase três metros de comprimento.
Vários shows foram apresentados durante o encerramento. Na abertura, o cantor gay Jeff Krassner disse que o Yankee Stadium nunca mais seria o mesmo e começou a cantar uma música chamada "Isso é o Fim do Mundo".
No final, todo o estádio cantou junto com a cantora Cindy Lauper a música "Girls Just Wanna Have Fun" (As garotas só querem se divertir).
Os organizadores dos Gay Games premiaram a atleta lésbica Juanita Harvey, 59 anos, avó de duas crianças e medalha de ouro no boliche, como a "Atleta do Ano".
Vários recordes mundiais na natação foram batidos durante os Gay Games. O nadador americano Bruce Hayes –medalha de ouro nas olimpíadas de Los Angeles de 1984 nos 800 metros livres–, por exemplo, estabeleceu o novo recorde de 16min21s25 para os 1.500 metros livres na categoria "Masters" (30 a 34 anos).
Na competição mais esperada dos Gay Games, a maratona, com 750 participantes no Central Park, realizada no sábado, venceu o inglês Keith Turner, 34, com o tempo de 2h37min na prova masculina. Entre as mulheres, venceu a americana Sandra Levine, 36, com o tempo de 3h26min.

Texto Anterior: NOTAS
Próximo Texto: Holanda é sede dos Jogos-98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.