São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não use pílula sem acompanhamento médico

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Estou escrevendo para ter resposta para uma dúvida que, tenho certeza, não é só minha, mas de muitas outras garotas da minha idade. Tenho 15 anos e quero saber como é que se usa a pílula anticoncepcional."

Está bem, vou passar para você uma série de informações sobre as pílulas contraceptivas, mas é preciso que você esteja atenta para cumprir a primeira orientação sobre elas: nenhuma mulher (nenhuma mesmo) deve utilizar qualquer tipo de pílula sem ter feito antes uma consulta médica para saber, em primeiro lugar, se pode tomar e, em segundo, qual o tipo mais indicado para ela.
Quando se fala em pílulas, a moçada fica logo agitada achando que é o meio mais prático e seguro para se transar sem engravidar. Pode ser mesmo um método bastante seguro, desde que usado pela mulher com acompanhamento médico. Usar a mesma que a amiga usa para economizar uma consulta pode sair muito caro, ok?
As pílulas são comprimidos feitos à base de hormônios sintéticos. Esses hormônios, quando introduzidos no organismo da mulher, interferem no equilíbrio hormonal existente e têm um efeito de impedir a ovulação e modificar algumas outras condições favoráveis à fecundação. Mas tem uma coisa: as pílulas são produtos químicos que, até chegarem aos órgãos reprodutores, afetam todo o organismo. Por isso é tão importante o acompanhamento médico: podem provocar um ou mais efeitos colaterais.
Existem basicamente dois tipos de pílulas: as combinadas, que contém estrógeno e progesterona, e as minipílulas, que contém apenas progesterona.
A maioria das pílulas combinadas vêm em cartelas com 21 comprimidos, marcando o dia da semana em que deve ser tomada. O primeiro comprimido de cada cartela deve ser tomado no quinto dia do ciclo. O dia em que a menstruação veio é o primeiro dia do ciclo.
Algumas podem vir com mais sete comprimidos, de outra cor, que não têm hormônios, só para fazer com que a mulher se acostume a tomar o comprimido todos os dias. As minipílulas não são indicadas para as mulheres com menos de 25 anos, por isso não vamos falar sobre elas.
As pílulas só funcionam se tomadas todos os dias. Se você esquecer de tomar por mais de um dia, deve falar com seu médico para ter uma orientação de como proceder.
Por último, um aviso: muitos especialistas não aconselham o uso de pílulas a adolescentes que menstruam há menos de quatro anos.

Texto Anterior: VÔO DAS CORES; A PHILIPS; SPEED RACER; ACONTECE NO AEROANTA; O CURSO DE BATERIA; OS VESTIBULARES DE INVERNO; "FROMMER'S" É UM GUIA ECONÔMICO DE VIAGEM
Próximo Texto: Inverno "castiga" a pele
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.