São Paulo, segunda-feira, 27 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestação é 'comportada'

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Exceto por algumas mulheres com seios de fora, uns poucos travestis e vários homossexuais vestindo roupas e acessórios feitos de couro, o público da passeata "Stonewall 25", realizada ontem em Nova York, mostrou-se extremamente comportado.
A maior parte dos manifestantes vestia bermudas, tênis ou botas e camisetas brancas com inscrições pró-homossexuais. A diferença ficou por conta de seis homens, que estavam totalmente nus.
Centenas traziam penduradas no peito medalhas conquistadas durante os Gay Games, que aconteceram esta semana em Nova York.
Os Gay Games 4 terminaram no sábado e trouxeram para a cidade 10 mil atletas de 44 países. O público da "olimpíada gay" ultrapassou 500 mil pessoas e estava quase todo na passeata de ontem.
A polícia estava espalhada por todo o trajeto e comportou-se gentilmente durante todo o tempo.
Os homossexuais brasileiros nos EUA não montaram nenhum grande grupo ou fizeram uma manifestção conjunta na passeata.
Os participantes norte-americanos e de outros países, ao contrário, dividiam-se por tendências ou preferências sexuais, por faixa etária e até por empresas ou categorias profissionais.
Os jogadores do time de vôlei do Brasil, que ganhou a medalha de bronze, participaram.
"Em um momento como esse é que percebemos a distância que existe entre a evolução dos países do Primeiro Mundo e de um lugar atrasado e preconceituoso como o Brasil", disse à Folha Marcelo Godoy, 28, que marchava com mais dois amigos brasileiros.
Entre os norte-americanos havia o grupo "Ação dos Idosos em um Ambiente Gay", a "Congregação Mundial dos Judeus Gays e Lésbicas" e a "Associação Nacional dos Pilotos Gays".
Centenas de pessoas aparentemente não eram homossexuais. Sam e Janet Kuchin, um casal na casa dos 60 anos, disseram à Folha que estavam participando para lembrar um filho homossexual que morreu de Aids há dois anos.(FCz)

LEIA MAIS sobre os Gay Games na pág. 4-15

Texto Anterior: Oposição faz seu protesto
Próximo Texto: Eleição na Ucrânia deve ter 2º turno; Papa diz que sexo não é tabu para Igreja; Cuba abre processo contra 'novos ricos'; Comandante bósnio promete 'libertação'; Aids ameaça região zulu sul-africana; Eleição no Peru será em abril de 1995
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.