São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Índice

EUA aprovam nova droga contra Aids

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A FDA (Administração para Drogas e Alimentos) dos EUA anunciou ontem a aprovação de uma nova droga para combater o vírus da Aids (HIV).
A droga, chamada stavudine, é indicada a pacientes em estado avançado.
}Este é mais um sinal de nosso compromisso em agir rapidamente no tratamento de doenças que ameaçam a vida, disse David Kessler, comissário da FDA.
Segundo as autoridades, a stavudine foi aprovada para tratamento de adultos que não mais respondem a outras drogas antivirais ou são intolerantes a elas.
As demais drogas no mercado americano são Videx, AZT e ddC.
Segundo a FDA, a nova droga pertence à mesma classe. Foi projetada para deter a progressão da Aids, inibindo a replicação do HIV.
Segundo a FDA, dados sugerem que essas drogas podem atrasar o surgimento dos sintomas da Aids nos portadores do vírus e ampliar o tempo de vida de alguns doentes.
A entidade informou que o maior efeito colateral da droga ocorre no sistema nervoso. Ela pode causar formigamento, dor e dormência nas mãos ou nos pés.
Esses efeitos colaterais foram sentidos em cerca de 18% dos pacientes em testes, disse a FDA.

Texto Anterior: Tiroteio entre traficantes deixa seis mortos no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.