São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temperatura deve subir hoje, diz meteorologia

DA REPORTAGEM LOCAL

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de São Paulo prevê um ligeiro aumento de temperatura na cidade a partir de hoje.
Segundo a meteorologista Neide de Oliveira, o frio intenso registrado nos últimos dias foi provocado por uma frente fria que transpôs os Andes e chegou ao país pelo continente.
"Essas massas de ar continentais costumam ser mais frias que as que atingem normalmente o sul do Brasil", disse Neide.
O frio, entretanto, deverá retornar à cidade no final de semana. O motivo é a chegada de outra frente fria que, segundo Neide, está atualmente no sul da Argentina.
O Inmet prevê, baseado em modelos de previsão de tempo enviados pelo Centro Nacional de Meteorologia dos EUA, que o inverno deste ano será típico em São Paulo. Isso significa que temperaturas serão bastante baixas e deverá chover pouco na região.
"As frentes frias deverão chegar à cidade a cada quatro ou cinco dias, se não forem deslocadas para o oceano", afirmou Neide.
Segundo Neide, nos últimos três anos "não houve inverno" devido ao fenômeno El Ni¤o (corrente quente vinda do Pacífico que eleva a temperatura na América do Sul).
Segundo Renato Herz, geógrafo do Instituto Oceanográfico da USP, o sul da cidade é a área mais fria, pois as frentes frias chegam por ali.
A região dos Jardins também é bastante fria, devido a uma "fossa" existente ao lado da elevação da avenida Paulista.
Esta depressão facilita a passagem da frente fria vinda do sul, segundo Herz.
Grande SP
A FAB (Força Aérea Brasileira) registrou 1ºC no Aeroporto Internacional de Guarulhos, e o Inmet mediu 2,2 ºC negativos em Mairiporã (SP).

Texto Anterior: Cidade tem noite mais fria desde 79
Próximo Texto: Hingel pede que AL valorize professores; Acidente na Bahia mata sete e fere dez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.