São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ladies' do jazz brilham em pacote Verve

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Parece até uma reunião bissexta do seleto clube das grandes "ladies" do jazz: Billie Holyday, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, Dinah Washington e Nina Simone voltam juntas às lojas, em pacote comemorativo do selo Verve.
A gravadora especializada em jazz, fundada pelo produtor americano Norman Granz, está festejando seus 50 anos de atividade com séries e reedições especiais.
Depois de um grande concerto comemorativo em Nova York, três meses atrás, as próximas festividades da Verve vão acontecer em 13 e 14 de julho, em meio ao Montreux Jazz Festival, na Suíça.
Estilos pessoais à parte, os volumes de Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Dinah Washington resgatam essas cantores em grande forma, interpretando material de primeira linha.
Nos repertórios das quatro "ladies" pululam canções dos melhores compositores norte-americanos, como os irmãos Gershwin, Cole Porter, Irving Berlin, Rodgers & Hart, Jerome Kern e Harold Arlen, entre outros.
O material de Nina Simone, com algumas exceções, soa inferior. Mas isso nem vai chegar a ser sentido pelos fãs da cantora, já que ela interpreta seus maiores sucessos, como "Four Women", "Mississipi Goddamn" e a pungente "Ne Me Quitte Pas".
Astros da bossa
O selo norte-americano que mais se abriu para as invenções da bossa nova não deixou de capitalizar mais um de seus históricos acertos. Reservou também volumes para a cantora Astrud Gilberto e Antonio Carlos Jobim.
Boa parte dos hits da bossa aparece nesses dois CDs, de "Corcovado" a "Triste". E uma olhada atenta nas fichas técnicas revela presenças de grandes instrumentistas do gênero, como João Donato, Luiz Bonfá, Oscar Castro-Neves e Milton Banana.
Instrumentistas
No mais, este primeiro pacote da "Jazz Masters" também inclui cinco entre os mais populares músicos de jazz que já gravaram para a Verve: os pianistas Count Basie, Oscar Peterson e Chick Corea; o guitarrista Wes Montgomery e o violinista Stepháne Grappelli.
As formações variam quase tanto quanto os estilos jazzísticos desses músicos. Se o econômico Count Basie não se separa de sua suingante orquestra, o prolixo Oscar Peterson está quase sempre acompanhado por seu trio.
E se o lírico Grappelli é um adepto frequente dos quartetos, os ecléticos Wes Montgomery e Chick Corea experimentam um pouco de tudo: Montegomery vai do quarteto à orquestra; Corea vai do duo ao octeto, incluindo participações dos brasileiros Flora Purim e Airto Moreira.
Para quem está começando agora a se aventurar nos caminhos sonoros do jazz, estes 12 CDs podem ser uma boa introdução.

Série: Jazz Masters
Intérpretes: Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Dinah Washington, Sarah Vaughan, Nina Simone, Astrud Gilberto, Tom Jobim, Chick Corea, Oscar Peterson, Count Basie, Wes Montgomery e Stéphane Grappelli
Formato: CD
Lançamento: Verve/Polygram
Quanto: 15 URVs (em média)

Texto Anterior: Bienal tem cartaz com impacto publicitário
Próximo Texto: Etta James grava tributo à cantora Billie Holiday
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.