São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temperatura congela água encanada em casas de SC

DA AGÊNCIA FOLHA

A temperatura se manteve abaixo de zero em várias cidades de Santa Catarina ontem. No meio-oeste, muita gente ficou sem água durante a manhã. Segundo a Casan (Companhia de Águas e Saneamento), com o frio, a água congelou na tubulação das casas.
Videira foi a cidade mais fria do Estado, com 4,2ºC negativos. Segundo Luiz Antônio Perdoncini, da Divisão de Engenharia da Casan na cidade, alguns usuários chegaram a telefonar preocupados com a falta de água.
Perdoncini disse que a água congelou no final da madrugada e só voltou a sair normalmente das torneiras por volta do meio-dia.
"Isto acontece quanto o sol aparece e esquenta os canos", afirmou. Perdoncini disse que o frio também estourou alguns hidrômetros (registros de água).
Segundo o técnico da Casan, o gelo na tubulação causa mais pressão que a água corrente e pode provocar o rompimento dos hidrômetros. "Aqui é comum esse fenômeno no inverno", afirmou.
Paraná
A temperatura no Paraná está subindo, pois a frente fria que causou a onda de frio dos últimos dias está se deslocando para o norte, afirmou ontem o professor de meteorologia Osvaldo Iwamoto, da Universidade Federal do Paraná.
Ainda assim, Curitiba voltou a registrar ontem temperatura negativa. Às 5h da manhã, os termômetros marcaram -1ºC.
A cidade de Palmas (300 km a sudoeste de Curitiba) registrou a menor temperatura do Estado, 1,6ºC negativos.
Rio Grande do Sul
A temperatura no Rio Grande do Sul subiu um pouco ontem. A mínima registrada foi em Bom Jesus, com 1,2ºC negativos.
Em Porto Alegre, a mínima registrada foi de 2,8ºC às 6h.

Texto Anterior: Frio dimunui e poluição aumenta em São Paulo
Próximo Texto: Denúncia de poluição pode interditar a Casa da Moeda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.