São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atacante faz 5 gols e Rússia vence de 6 a 1

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A PALO ALTO

Num espetáculo de um homem só, a Rússia venceu ontem Camarões por 6 a 1 com cinco gols do atacante Oleg Salenko.
Com esse resultado, a seleção russa ainda mantém esperanças de se classificar para a segunda fase da Copa do Mundo.
Segundo o Comitê Organizador, os cinco gols de Salenko numa mesma partida constituem um novo recorde em Copas do Mundo.
Salenko igualou a marca do uruguaio Schiaffino. Na Copa de 50, ele também marcou cinco gols no jogo em que sua seleção venceu a da Bolívia por 8 a 0.
Ao ser anunciado o recorde pelos alto-faltantes do estádio de Stanford, o público aplaudiu Salenko de pé por um minuto.
Salenko chegou à Copa como reserva de Sergei Yuran, astro do time. Ganhou a posição ao substituir Yuran no segundo tempo de Brasil e Rússia.
Na partida contra a Suécia, Salenko entrou no início da partida e fez o único gol de sua equipe, que perdeu de 3 a 1.
Na partida de ontem, além dos cinco gols, Salenko ainda deu o passe para Radchenko fazer o sexto gol da Rússia na partida.
Salenko tem 24 anos e joga no Valencia da Espanha. Antes do Mundial, jogou a última partida da Rússia pelas eliminatórias, vencida pela Grécia por 1 a 0.
O único gol de Camarões foi marcado por Roger Milla. Ele é o jogador mais velho em atividade nesta Copa do Mundo.
A partida foi assistida por 74.914 espectadores, o menor público em Stanford nesta Copa.
A grande maioria do público era formada por americanos. Como na partida entre Brasil e Camarões, os americanos torceram abertamente pelos camaroneses.
Os russos, como havia prometido o seu técnico, jogaram de forma ofensiva pela primeira vez.
A Rússia terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 0, com três gols de Salenko.
Camarões, que precisava vencer para sonhar com a classificação, entrou em campo de forma defensiva, com apenas dois atacantes (Embe e Oman-Biyick).
A seleção africana parecia jogar por um empate. Mesmo perdendo de 1 a 0, recuava até dez jogadores para dentro de sua área quando a Rússia cobrava um escanteio.
O primeiro gol russo ocorreu aos 15min do primeiro tempo, numa jogada de contra-ataque. Lediakhov entrou livre, chutou, a bola desviou num zagueiro e sobrou para Salenko empurrar para o gol.
O primeiro ataque de Camarões só aconteceu aos 17 min, após o primeiro gol russo.
A partir daí, jogando no contra-ataque, a Rússia teve outras três chances de gol, não marcando por falhas de seus atacantes na conclusão das jogadas.
O segundo gol da Rússia ocorreu aos 40 min. Enquanto Camarões armava a barreira, o meia Korneev cobrou a falta rapidamente para Salenko, que recebeu livre dentro da área e marcou.
Três minutos depois, em outra distração de Camarões, o meia Korneev entrou livre pela esquerda e foi derrubado dentro da área. Salenko fez o gol de pênalti. O goleiro de Camarões levou cartão amarelo por reclamar da cobrança.
No segundo tempo, Camarões deu a impressão de que finalmente partiria para o ataque. Logo no primeiro minuto, Milla, que substituiu Mfede no intervalo, fez o gol camaronês, numa sobra de bola dentro da área.
Liderados pelo meia Korneev e por Salenko, os russos logo voltaram a dominar. Aos 27min, numa jogada de linha de fundo, Tetradze cruzou para Salenko marcar.
Khlestov deixou novamente Salenko de frente para o gol aos 29min. Ele fez seu quinto gol. Sete minutos depois, num passe de Salenko, Radchenko fechou o placar.

Texto Anterior: "Seleção depende de Romário"
Próximo Texto: O JOGO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.