São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belgas jogam tranquilos contra sauditas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Arábia Saudita tenta hoje, às 13h30 (horário de Brasília), sob o calor escaldante de Washington, uma inédita classificação para as oitavas-de-final, contra a Bélgica.
Os belgas já estão matematicamente classificados para a próxima fase, e ainda que o clima privilegie os sauditas, os europeus são favoritos.
O técnico belga Paul van Himst está tão despreocupado com o jogo de hoje que deve se dar ao luxo de não escalar o zagueiro George Grun, capitão do time, e o centroavante de origem croata Josip Weber.
Weber se naturalizou belga há pouco mais de três meses, mas já é um dos principais goleadores da história do país.
Ambos já receberam um cartão amarelo na primeira fase da Copa. Uma segunda advertência implicaria a suspensão nas oitavas de final. A Fifa vai anistiar, a partir da próxima fase, os jogadores que tenham recebido apenas um cartão amarelo.
Os sauditas tentam se manter como uma das surpresas da Copa e arrancar pelo menos um empate. No último sábado, a Arábia Saudita venceu por 2 a 1 o seu primeiro jogo em Copas do Mundo, contra o Marrocos.
Até o início do Mundial, era considerada a equipe mais fraca do torneio. Entretanto, logo de cara assustou a Holanda –os árabes marcaram o primeiro gol mas acabaram perdendo por 2 a 1–, equipe com a qual disputa o segundo lugar do grupo.
Para a Bélgica a situação é folgada: venceu seus dois primeiros jogos pelo mesmo placar –1 a 0, contra o Marrocos e contra a arqui-rival Holanda. O suficiente para assegurar a classificação entre os melhores terceiros colocados de todos os grupos da Copa.
Pelo mesmo grupo, os holandeses têm três pontos e os marroquinos zero (praticamente eliminados). Os dois times jogam hoje (leia texto à página 4-14).
A principal força dos sauditas no ataque atende pelo apelido de "Pelé do deserto" –o centroavante Mayed Abdullah, o maior ídolo do futebol do Oriente Médio. Ele havia saído, machucado, do jogo contra o Marrocos, mas foi confirmado ontem.
O técnico da Arábia Saudita, o argentino Jorge "Índio" Solari considera que calor de quase 40 graus pode ajudar seus jogadores. "Este clima é ideal para nossos adversários, que estão acostumados à temperatura."
O técnico belga Van Himst também considera a temperatura para escalar seu time. Ele admite que pode não escolher o meia Van der Elst, que nas duas primeiras partidas sofreu mais com o calor.
Van Himst, apesar de só anunciar o time oficial hoje, diz que escalará com certeza Enzo Scifo, o "cérebro" do meio-campo belga. Outra presença certa hoje é a do veterano goleiro Michel Preud'Homme, 35, considerado o melhor do Mundial até agora.

Texto Anterior: Oba! Vim num charter com 200 canarinhos!
Próximo Texto: Goleiro é o melhor da Copa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.