São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NBA promove "draft" no ginásio dos Pacers

FÁBIO SORMANI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pelo 19º ano consecutivo, as 27 equipes que formam a principal liga de basquete do planeta, a NBA, vão escolher dois novos jogadores para fazer parte de seu elenco na temporada 94/95. A cerimônia foi batizada de "draft".
O evento começa às 20h30 de Brasília, no Market Square Arena, do Indiana Pacers. A novidade para nós, brasileiros, é que pela primeira vez o "draft" poderá ser acompanhado ao vivo. A TVA Esportes anuncia o evento, ao vivo.
Os futuros profissionais são, em sua maioria, atletas que atuam pelas universidades dos EUA. Mas há possibilidade de se escolher jogadores de fora do país.
As onze equipes que ficaram de fora do playoff são as primeiras a escolher. A ordem foi determinada a partir de um sorteio.
O pior time (no caso o Dallas) teve direito a 11 bolinhas da mesma cor. O penúltimo pior time, a dez; e assim sucessivamente.
Estas bolinhas foram para uma caixa de vidro e depois sugadas por um tubo. A partir daí a ordem foi determinada. Apesar de o Dallas ter feito a pior campanha na última temporada, ele será o segundo time a escolher um novo jogador (veja quadro).
A grande novidade para este ano é que a NCAA (entidade que rege o esporte universitário nos EUA) aprovou uma lei pela qual os jogadores inscritos no "draft", mesmo antes de terminar a universidade, poderão reconsiderar sua posição e voltar à escola se acharem melhor.
Isso permitirá a eles analisar se a equipe que os escolheu é a que ele pretendia e se o contrato está de acordo com suas expectativas.
Os jogadores G. Robinson, J. Kidd e G. Hill ameaçam não ir à cerimônia, por considerarem ilegal o sistema de escolha, disse Charles Tucker, agente de Robinson.

Texto Anterior: Piloto diz que volta não é por "dinheiro"
Próximo Texto: POR DENTRO DO DRAFT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.