São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Carnival' tem robô dançante

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Central Line está vendendo por cartão de crédito internacional quatro novos títulos de programas educativos (veja textos acima à dir. e ao lado).
Para crianças interessadas em aprender o funcionamento do computador, "Computer Carnival", da norte-americana ATI, pode ser uma boa opção.
O programa usa várias brincadeiras para ensinar noções básicas de informática. A tela de abertura simula um circo ou parque de diversões.
A criança escolhe por onde quer começar. Se optar pelo robô, vai poder preparar uma "coreografia" para fazê-lo dançar.
Uma das opções inclui um minijogo em que se pode brincar de correr contra o teclado. Uma janela mostra uma palavra em inglês e a criança tem que digitar tão rápido quanto puder para não perder a corrida contra o computador.
Animações trazem brincadeiras com desenhos de disquetes dançando. Há também um mouse com vários ratinhos brincando de pega-pega.
O programa usa formas lúdicas para ensinar o funcionamento de um teclado, a importância do mouse ou como gravar arquivos. Para "fugir" das aulas de computador, a criança encontra outros games.
Um jogo de coordenação é o jogo do encanador. Sugere que a criança agrupe pedaços de canos para impedir um vazamento de água. É preciso ser habilidoso para não correr atrás do "prejuízo".
O programa traz também um glossário com expressões de informática, indicado para crianças e seus pais. Mesmo sem tradução para o português, vale a pena conferir as explicações.
"Computer Carnival" é indicado para crianças acima de sete anos e pode ser comprado por US$ 39,15. O prazo de entrega varia de dez dias a duas semanas.
É um programa para DOS, mas pede placa de som e monitor VGA colorido.
Ocupa 11 Mbytes de espaço em disco e exige 640 Kbytes de memória RAM para instalação completa. (Marijô Zilveti)

ONDE ENCONTRAR
CENTRAL LINE: tel. (011) 64-0491

Texto Anterior: Programa traz aula de ciência
Próximo Texto: "Crayola" vem com caixa de lápis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.