São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas criam projetos personalizados

(MEYM)
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Já é possível encontrar no país pelo menos 20 empresas especializadas no desenvolvimento de projetos multimídia.
Há empresas atuando nos setores de automóveis, imóveis, treinamento e de informações públicas e empresariais (veja quadro).
Os projetos para criação de quiosques ou catálogos multimídia são todos personalizados e demoram de 15 dias a um ano para ficar prontos.
Os preços variam de US$ 4.000 a US$ 600 mil. Quanto mais recursos de vídeo, gráficos e sons tiver o programa, maior será seu custo.
O levantamento das informações também interfere no tempo de criação e no custo do projeto.
Neli de Brito Luna, diretora da MTI, empresa produtora de multimídia, diz que os bons programas devem ter interatividade e acesso a bancos de dados.
"Além de conter informações, os sistema devem oferecer facilidades de consulta", diz ela.
O uso de hipertexto –tecnologia que permite `navegar' pelo programa, buscando a informação a partir de diversos pontos– é uma das soluções tornar os programas interativos.
O acesso a bancos de dados, segundo Marco Antonio Pereira, da Kernel, permite criar sistemas de consulta complexos.

Texto Anterior: "Crayola" vem com caixa de lápis
Próximo Texto: SAIBA ONDE ESTÃO OS QUIOSQUES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.