São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quiosques multimídia espalham informações e serviços pela cidade

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os quiosques multimídia para apresentação e venda de produtos, divulgação de informações e localização geográgica se multiplicam pela cidade de São Paulo e pelo país (veja quadro na pág. 6-10).
"Esperamos instalar 600 quiosques em 94", diz Marco Antonio Pereira, 38, diretor da Kernel.
Desse total, quase metade irá para o Bradesco, que investe em quiosques para shopping centers.
Além de usá-los para vender e, futuramente, para receber contas de cartão de crédito, o Bradesco usa seus quiosques dos shoppings para prestar serviços aos visitantes.
Tocando na tela do computador, o visitante localiza as lojas e recebe dados sobre o que elas vendem.
O Shopping West Plaza tem 15 quiosques e, segundo sua gerente de marketing, Eleonora de Souza Ramos Pereira, 49, recebe 300 mil consultas por mês.
Além dos shopping centers, as máquinas falantes –uma evolução dos caixas eletrônicos dos bancos– estão em estádios, aeroportos e até no Instituto Butantan, especializado em cobras.
O quiosque do Butantan traz narrações e textos em inglês e português sobre a reprodução e crescimento das cobras.
O sistema responde também a dúvidas e curiosidades deixadas pelos visitantes do Museu Butantan ao longo dos últimos 20 anos.
Quem passa pelo estádio do Morumbi, sede do São Paulo Futebol Clube, pode ver em dois quiosques multimídia toda a história do clube, além de dados sobre o futebol brasileiro e mundial.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) instala este mês dois quiosques para orientar viajantes sobre embarque, desembarque e localização geográfica.
Com o mesmo objetivo, o Terminal Rodoviário Tietê ganha seu quiosque até o final do ano.
A Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo está lançando mão dos quiosques multimídia para divulgar as cidades turísticas de São Paulo.
A primeira fase do projeto, que começa a ser implantado em julho, terá informações sobre 15 cidades balneárias, estâncias climáticas, hidrominerais e turísticas.
Campos do Jordão, Peruíbe, Cananéia, Bertioga, Santos e Ubatuba já foram catalogadas.
O sistema traz mapas de localização das cidades, fotos, textos e narrações sobre área de lazer, hotéis e restaurantes.
Os quiosques desenvolvidos pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) serão instalados em shopping centers de São Paulo e nas cidades catalogadas.
A multimídia ganha espaço também nas áreas de marketing e venda de produtos.
A General Motors usou um quiosque criado pela Micromax e pela EDS para fazer o lançamento mundial do Corsa na Espanha.
A tecnologia está presente também nas feiras e congressos. A próxima Fenasoft, que acontece de 19 a 22 de julho em São Paulo, terá 15 quiosques.

LEIA MAIS sobre multimídia na pág. 6-10

Texto Anterior: Escolas oferecem cursos de férias para crianças
Próximo Texto: Empresas ensinam segredos da tecnologia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.