São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Socialistas japoneses decidem voltar para a coalizão de governo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Socialistas e membros da coalizão do premiê japonês Tsutomu Hata –que está deixando o cargo– resolveram se reunir hoje para tentar escolher um novo primeiro-ministro.
A decisão foi tomada ontem durante encontro do líder do Partido Socialista, Tomiichi Murayama, e os líderes da coalizão.
Hata renunciou no sábado para evitar que fosse votada uma moção de desconfiança em seu governo no Parlamento. Caso a moção fosse aprovada, Hata teria que convocar eleições, o que poderia levar a volta do PLD (Partido Liberal Democrata) ao poder.
Com a volta dos socialistas –que deixaram o gabinete antes mesmo de ele tomar posse–, a coalizão tem condições de eleger novamente o chefe de governo.
O acordo foi obtido em torno de um programa mínimo. A discussão final tem que terminar hoje, último dia da atual sessão legislativa.
/int\>GásSete pessoas morreram envenenadas por uma nuvem de gás ontem em Matsumoto, cidade turística do centro do Japão.
Cerca de 60 pessoas foram internadas. Não se sabe ainda a natureza do gás que atingiu uma área de cerca de 250 metros de raio no centro da cidade como uma neblina durante a noite.
Sobreviventes disseram ter tido náuseas, dificuldades de respiração dor de cabeça e ardor nos olhos.
Os sintomas indicam intoxicação por fósforo. Michio Zenda, da Universidade Shinshu, disse que outras características do acidente parecem descartar a hipóteses.

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: Sequestrados 40 em ônibus no sul russo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.