São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

La Boca estampa o colorido italiano

Bairro histórico fica na zona sul

SIMONE GALIB
DA ENVIADA ESPECIAL

A zona sul de Buenos Aires tem um local obrigatório para quem viver um pouco o clima histórico da cidade. É o bairro La Boca, fundado por imigrantes italianos.
Segundo alguns historiadores, foi nesse bairro que surgiu a primeira Buenos Aires, em 1536, fundada por Pedro de Mendoza. Ali está a rua Caminito, com apenas uma quadra de extensão, mas muitos quilômetros de fama.
A qualquer hora do dia podem-se ver músicos e pintores de rua, sempre enquadrados nas lentes da câmera de um turista.
O velho tango serve de fundo musical para quem circula pela rua. No bairro também funcionam algumas das melhores cantinas genovesas da cidade.
Esse subúrbio à beira do antigo porto é colorido, repleto de casas com fachada em lata e madeira pintadas em tons de verde, vermelho, rosa, amarelo-ouro –igualzinho como era no começo do século. O seu nome de batismo deve-se ao fato de estar localizado na boca do rio Riachuelo.
Em La Boca também estão o Museu de Belas Artes de Artistas Argentinos. No andar superior viveu e trabalhou o pintor Benito Quinquela Martín.
Ele foi o responsável pelas pinturas coloridas e pelo nome de batismo da Caminito, uma homenagem ao seu grande amigo Juan de Dios Filiberto, autor do tango homônimo.(SGa)

MUSEUS: De Cera de La Boca (Enrique del Valle Ibarlucea, 1261), abre de terça a domingo; Bellas Artes de La Boca (av. Pedro de Mendoza, 1.835), quarta a domingo; Museo Argentino Del Títere (av. Pedro de Mendoza, 1.821), diariamente; De Calcos e Escultura Comparada (Tristán A. Rodríguez, 1.701), diariamente.

COMPRAS: Feira de Artes Plásticas de La Boca (Caminito), sábados e domingos, a partir das 11h.

Texto Anterior: Plano derruba inflação, mas não preços
Próximo Texto: Preços do comércio assustam brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.