São Paulo, sexta-feira, 1 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cadernetas já estão em real hoje

VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os saldos das cadernetas de poupança já estão em real hoje. A conversão foi feita após atualização entre a data de aniversário da conta e ontem pela URV do dia 30 de junho fixada, em CR$ 2.750,00. Os rendimentos serão creditados na data de aniversário.
O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse ontem que o governo ainda não viu necessidade de criar incentivos para a cadernetas de poupança.
Os rendimentos continuam sendo feitos pela TR (Taxa Referencial) e as datas de aniversário das contas não foram alteradas com a nova moeda.
O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico), Pérsio Arida, disse que hoje a TR é essencial para preservar os incentivos à poupança.
Foi por isso que o BC (Banco Central) mudou o cálculo da TR em junho. Com isso, a TR passou a oferecer um rendimento real (descontada a inflação) melhor.
O secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Winston Fritsch, disse que a TR deve continuar elevada nos próximos meses como incentivo aos poupadores.
Fritsch disse que o mercado financeiro está projetando juros nominais entre 7% e 8% e juros reais próximo de 3%. Se confirmadas as projeções, haverá ganho real para os poupadores em cadernetas de poupança de 3%.
A preocupação do governo é evitar grandes saques a partir de julho, quando o rendimento nominal será bem inferior aos dos meses anteriores.
O governo já está veiculando propagandas mostrando aos poupadores que eles não vão perder na nova moeda.
Em julho, a TR deve voltar a ser calculada com base nos CDBs pré-fixados e não com base nos CDIs.
Contas de poupança com aniversário no meio do mês vão ter, agora em julho, correção com base em parte da TR de junho e parte na TR de julho.

Texto Anterior: AS OPÇÕES PARA O SEU DINHEIRO
Próximo Texto: Regras definem contratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.