São Paulo, sexta-feira, 1 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coletiva recupera signos do imaginário popular

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

O imaginário popular e seus símbolos são temas de trabalhos de 25 artistas expostos no salão principal da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Instalações, pinturas, esculturas, gravuras e performances compõem a coletiva, que apresenta trabalhos, entre outros, de Luiz Zerbini, Ana Durães e Jorge Barrão.
Segundo o artista paraense Paulo Paz, 33, os trabalhos têm referências próximas do cotidiano e dão preferência ao popular. Paisagens do Rio misturam-se a elementos kitsch como brinquedos e pinguins de geladeira.
"Imagens Indomáveis" é a unificação de uma visão que, se não chega a configurar uma corrente, tem elementos suficientes para virar mostra. É o que prova uma pesquisa feita entre os artistas.
Com idades entre 30 e 40 anos (76%), eles desprezam a arte hermética e sem força plástica (37%), e sentem-se atraídos por trabalhos banais e coloridos (40%). A pesquisa mostra ainda que objetos do cotidiano são a principal fonte de inspiração de 27% dos artistas.

Exposição: Imagens Indomáveis
Onde: Escola de Artes Visuais do Parque Lage (r. Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, zona sul do Rio, tel. 021/226-9624)
Quando: de segunda a sexta, das 10h às 19h, sábados e domingos, das 10h às 17h. Até dia 31 de julho.
Quanto: Entrada franca

Texto Anterior: Carnes selvagens têm lugar na Condimenta
Próximo Texto: Tabasco saiu da Louisiana para o mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.