São Paulo, sexta-feira, 1 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

Divulgado relatório do caso Whitewater

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O promotor especial do caso Whitewater concluiu que a morte de Vincent Foster, assessor e amigo do presidente dos EUA, Bill Clinton, ocorreu devido a suicídio.
O relatório com os resultados da primeira parte da investigação realizada por Robert Fiske foi divulgado ontem em Washington.
Ele também decidiu não haver suficiente evidência para indiciar assessores de Clinton por tentativa de influenciar as investigações do Departamento do Tesouro sobre a falência do banco de investimentos que pertenceu a James McDougal, ex-sócio do presidente.
Até dia 15 Fiske divulga suas conclusões sobre como a Casa Branca manipulou, após a morte de Foster, em julho de 1993, documentos sobre o caso Whitewater que estavam em seu poder.
Só depois ele vai se dedicar ao núcleo do caso: as operações financeiras do presidente e sua mulher nos anos 80 em Arkansas, na época governado por Clinton.
A Casa Branca saudou o relatório com entusiasmo. O assessor jurídico do presidente, Lloyd Cutler, disse que ele "deve pôr fim a especulações irresponsáveis, muitas delas politicamente motivadas".~
Cutler admitiu que as conversas entre funcionários da Casa Branca e do Tesouro sobre investigações sobre o banco de McDougal não eram "recomendáveis", mas não constituíram crime. Essas conversas levaram em março à demissão de Bernard Nussbaum, amigo da primeira-dama, do cargo de assessor jurídico da Casa Branca.
Fiske começou seu trabalho em 20 de janeiro. Comissão Parlamentar de Inquéito sobre o caso Whitewater começa a funcionar dia 29.
O relatório não diz se as reuniões entre funcionários da Casa Branca e do Tesouro violaram a ética. O secretário do Tesouro, Lloyd Bentsen, disse que a questão ética vai ser examinada agora.

Texto Anterior: Venezuela assume o controle dos bancos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.