São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padre Ticão lidera sem-teto

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

O padre Antonio Luis Marchione, conhecido como "padre Ticão", 42, lidera uma das maiores organizações de desabrigados.
À frente da União dos Movimentos de Moradia, divide o seu tempo entre a igreja de São Francisco, em Ermelino Matarazzo (zona leste), e as ocupações de terra em São Paulo.
O padre, aliado do PT, já cadastrou 19,4 mil pessoas. Com uma equipe de quatro advogados, costuma comparecer a todos os locais onde há conflitos.
Ajudou a organizar a construção de 2 mil casas, em sistema de mutirão, nos últimos sete anos.
Uma das últimas conquistas com a liderança do padre foi o Conjunto habitacional Rio das Pedras II, em São Miguel Paulista (zona leste).
A história começou em 87, com a invasão do terreno, que pertencia à família do prefeito Paulo Maluf.
Durante o governo petista de Luiza Erundina (1986-88), sua amiga, o padre "Ticão" e os seus aliados conseguiram desapropriar a terra e iniciar a construção dos 296 apartamentos.
A União dos Movimentos de Moradia, da qual "Ticão" faz parte, reúne cerca de 40 grupos em São Paulo e está espalhado pelo país inteiro com o o nome de União Nacional de Moradias.
(XS)

Texto Anterior: MST atua em 19 Estados
Próximo Texto: 'Sempre gostei de cuidar da vida sozinho'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.