São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE: você está pronto para assumir os riscos?

Descubra qual é a sua capacidade de enfrentar um novo desafio e conheça o perfil ideal de um empreendedor
Responda a esta série de questões marcando com um X a nota que você considerar mais próxima de seu jeito de ser.
Os quadros contêm duas afirmativas para cada uma das características do empresário de sucesso, que indicam situações extremas. Entre as duas afirmações existe uma escala com cinco graduações:
Nota 1 - significa que a primeira afirmativa reflete seu atual comportamento como empreendedor.
Nota 5 - significa que a segunda afirmativa reflete exatamente seu comportamento como empreendedor.
Notas 2, 3 e 4 - correspondem a posições intermediárias.

1. CAPACIDADE DE ASSUMIR RISCOS
Sou muito cauteloso. Acho que todo mundo deve pensar duas vezes antes de largar o seu atual emprego e partir para a aventura de criar um negócio próprio. Meu patrimônio foi obtido com muito sacrifício e não estou disposto a arriscá-lo de repente.

Sei perfeitamente que o risco é inerente ao mundo dos negócios. Não hesitaria em comprometer até meu próprio patrimônio num negócio em que as chances de sucesso, com base em planejamento e muita informação, sejam altas.

2. SENSO DE OPORTUNIDADE
Penso muito sobre as chances que aparecem. É preciso ter absoluta certeza de que a oportunidade apresentada vale a pena. Minha opinião é de que mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Por isso me concentro no que sei fazer melhor.

Vivo ligado em tudo o que ocorre em minha volta, à procura de uma oportunidade para criar uma empresa própria. Percebo, em conversas com possíveis clientes, quando uma idéia é viável. Procuro oportunidades de negócio em revistas e jornais.

3. LIDERANÇA
Preciso, frequentemente, receber ajuda os colegas de trabalho para resolver problemas do dia-a-dia. Gosto de ouvir outras opiniões e sempre adoto aquela que me indicam como a mais correta. Só opino quando consultado.

Percebo que sou capaz de influenciar os colegas e amigos. Sou bastante solícito e motivado a ajudar as pessoas na solução de problemas. Sinto que minha opinião tem peso nas decisões e procuro não ser parcial, busco o melhor para todos.

4. JOGO DE CINTURA
Minha filosofia de negócios é ganhar sempre. Afinal, o objetivo do empreendedor é o lucro. Não gosto muito de ficar em busca de inovações. Acho que com um pouco de jeito, os clientes compram o que nós temos para vender.

Minha filosofia é: um negócio é bom quando todos ganham. Gosto quando as partes envolvidas na negociação saem lucrando. O cliente é a parte mais importante de um negócio. Sou capaz de mudar tudo para que eles fiquem satisfeitos.

5. PERSISTÊNCIA
Quando o assunto é negócio, me comporto com muita cautela, de olho na situação. Se vejo que o mar não está pra peixe, tiro o meu barco d'água. Às vezes é melhor retroceder alguns passos, recompor a situação e pensar nos investimentos mais adiante.

Sou o tipo da pessoa determinada. Sempre sei como e onde chegar. Mantenho o otimismo nas situações mais diversas, principalmente nos negócios. Vejo os momentos de crise como boas oportunidades de crescimento e de bons negócios.

6. VISÃO GLOBAL DA ORGANIZAÇÃO
Considero que o empresário é a parte mais importante de uma organização. Portanto, remunerar ao máximo o capital investido é a razão de ser de qualquer empresa. Funcionários e clientes são importantes, mas primeiro vem o investidor.

O mais importante em uma organização é o cliente. Vejo como essenciais, também, os funcionários, pois sem eles não é possível satisfazer os clientes. As organizações têm compromissos com a sociedade, meio ambiente, governo e fornecedores.

7. ATUALIZAÇÃO
Passei a minha vida inteira aprendendo coisas. Agora sinto que basta colocar tudo que aprendi em prática. Chega de teoria, meu negócio agora é ensinar o que aprendi aos outros. Vou mostrar a meus clientes e concorrentes como se monta uma empresa de sucesso.

Tenho uma sede de conhecimentos maior que o oceano. Nunca acho que sei o bastante. Vejo-me como um estudante vitalício, sempre disposto a aprender. Por isso adoro conversar com os clientes e colher idéias para o meu negócio.

8. ORGANIZAÇÃO
Não gosto dos métodos gerenciais importados. São apenas modismos passageiros. Prefiro estruturar minha empresa de forma que ninguém possa me passar a perna. Para obter os resultados desejados, basta controlar seu negócio, com mão firme.

Vejo as organizações como processos de satisfação de clientes. Em função disso, procuro me atualizar, conhecendo as modernas técnicas de gerência que surgem. Assuntos como Qualidade Total e Reengenharia são os meus prediletos.

9. INOVAÇÃO
Prefiro sempre manter o espaço conquistado. Por isso, concordo em investir na melhoria lenta e gradual, do que já faço com competência. Para que trocar o certo pelo duvidoso? Inovar, além de trabalhoso é arriscado e pode trazer prejuízos.

Considero a inovação fundamental para sobrevivência e desenvolvimento de qualquer organização. Sempre tenho diversos projetos em andamento. Alguns em fase de prospecção, outros prestes a entrar na fase de execução.

10. DISPOSIÇÃO DE TRABALHO
Quando pensei em ser empreendedor, o fiz pensando na oportunidade de complementar a minha renda atual. Portanto minha idéia é criar um negócio que possa ser tocado por terceiros, sob a minha supervisão, pois não penso em deixar minha atividade atual.

Quando pensei em ser empreendedor, o fiz por desejo de me realizar pessoal e profissionalmente. Para tanto, me dedico de corpo e alma a esta idéia. Acredito que o meu envolvimento é fundamental para o sucesso do meu novo empreendimento.

Texto Anterior: NO COMÉRCIO
Próximo Texto: Cuidado: metade dos negócios não sobrevive
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.