São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imposto torna negativos os rendimentos dos fundões

FIDEO MIYA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os rendimentos das aplicações, com prazos inferiores a 30 dias -como é o caso dos FAFs, fundos de curto prazo (fundões em URV) e carteira livre- podem ficar negativos por causa da queda nominal dos juros e dos impostos.
Sobre essas aplicações, foi mantido o IOF, que incide até o 1º dia útil e leva 50% do rendimento no primeiro dia.
O governo manteve também as alíquotas do IR na fonte que, no caso dos fundos de curto prazo, é de 30% sobre a rentabilidade acima da variação da Ufir, fixada em zero até o próximo dia 8.
No caso dos FAFs, o IR, é de 5% sobre o rendimento nominal.
Por último, há o IPMF de 0,25%, que incide sobre o valor total dos resgates.
A rentabilidade dos fundos de curto prazo deve melhorar porque o governo alterou a remuneração das aplicações compulsórias, que passaram a ser corrigidas pela TR, no lugar da URV.
Mas essa rentabilidade tem um limite, que é o rendimento do CDI-over, o qual deve cair para algo em torno de 0,40% ao dia a partir de amanhã, segundo as estimativas mais elevadas.
Ganho bruto
No mês passado, antes da incidência dos impostos, os fundões em URV renderam em média o equivalente a 91,5% do CDI-over. Caso isso se repita a partir de amanhã, o ganho bruto em um dia seria de 0,37% (91,5% de 0,40%).
Se essa hipotética aplicação fosse resgatada no dia seguinte, o IOF levaria metade do rendimento (0,18%). O IR na fonte ficaria com outros 0,05% (30% do remanescente).
O rendimento que sobraria da aplicação, de 0,13%, não seria suficiente para pagar o IPMF, que avançaria sobre o capital inicial. De cada R$ 100 aplicados, o investidor receberia R$ 99,88 no momento do resgate.
A conclusão, nesta hipótese, é de que seria mais vantajoso deixar o dinheiro em conta corrente, fazendo saldo médio.
(FM)

Texto Anterior: Caderneta de poupança é a melhor aplicação no primeiro mês do real
Próximo Texto: Qualidade total exige visão clara de empresa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.