São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como enfrentar o frio

LUÍS PEREZ
DA REDAÇÃO

O inverno já está provocando efeitos nos carros –e até na segurança dos motoristas.
As baixas temperaturas podem comprometer partes mecânica e elétrica dos veículos. Veja boas alternativas de como agir no frio.
Várias lojas oferecem os equipamentos necessários para maior conforto no frio –como o ar-quente– e para manter a segurança –caso de desembaçador traseiro e faróis de milha ou neblina.
"A venda desses produtos é regular durante todo o ano", diz Luiz Roberto Torres, 29, encarregado de vendas da Caraigá (revenda Volkswagen de São Paulo).
"O ar-quente é um item muito procurado, mesmo muita gente não gostando muito. Alguns acham que o acessório esquenta demais o carro", afirma Torres.
Mas o equipamento é um eficaz meio de aumentar a visibilidade em viagens em dias frios, pois serve para desembaçar os vidros.
A Pompéia (revenda Chevrolet) vende o kit para a instalação de ar-quente, segundo o supervisor de acessórios, Marcelo Ferraz, 27.
Item importante de segurança, o desembaçador traseiro (filamentos metálicos que se aquecem) requer a troca de todo o vidro e custa até R$ 167 nas lojas consultadas.
Outro equipamento que aumenta a visibilidade é o farol auxiliar, de milha (longo alcance) ou neblina.
Marcelo Ferraz explica que o farol de neblina "espalha" um facho de luz baixo, iluminando inclusive as laterais da estrada.
Os faróis de neblina não devem ser utilizados em tempo bom, ou na cidade. Ofuscam e incomodam os motoristas dos outros carros mais que o farol baixo comum.
Alguns carros –como é o caso de modelos do Kadett, Tipo e Santana, entre outros– vêm com uma luz especial na traseira, mais forte, que sinaliza melhor a posição do carro em neblina ou sob chuva.
O farol de milha tem poder de iluminação mais longo, com facho concentrado. Geralmente amplia a força do farol alto. Não deve ser utilizado sob neblina.

ONDE ENCONTRARCaraigá - av. Ulisses Reis de Mattos, 100, Morumbi (zona sul), tel. (011) 844-6944; Sopave - av. Nazaré, 1.060, Ipiranga (zona sul), tel. (011) 273-8522; Pompéia - rua Carlos Vicari, 154, Pompéia (zona oeste), tel. (011) 262-5888; Queiroz - av. Duque de Caxias, 478 (esquina com al. Barão de Limeira), Campos Elíseos (região central), tels. (011) 221-0250, 220-1115 e 220-2269; Luanos - rua Barão de Campinas, 265, Campos Elíseos (região central), tel. (011) 220-7155, Delta - av. Duque de Caxias, 213, Campos Elíseos (região central), tel. (011) 220-1588 e 223-2818.

LEIA MAIS sobre frio às págs. Especial C-2 e na última página deste caderno

Texto Anterior: Paseo exibe linhas bem atuais com pouco luxo
Próximo Texto: Honda forma instrutores da PM; Pastilhas de freio Ferodo estão à venda; Aditivo STP chega através da Petroplus
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.