São Paulo, domingo, 3 de julho de 1994 |
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Motor é o que mais sofre com o frio
LUÍS PEREZ
Ao contrário de o que a maioria das pessoas que têm carro a álcool faz em dias frios, o melhor para sair com o carro em manhãs frias é puxar o afogador e já sair andando. "Sob regime de força, o motor ganha calor mais rapidamente", afirma Roberto Rossi, 37, da Automecânica Rossi. "Deixando o carro ligado por algum tempo antes de sair, você acaba consumindo parado o mesmo combustível que consumiria com o carro em movimento." O sistema de partida a frio –que se encarrega de injetar gasolina no motor– também precisa ser checado, pois pode estar com mangueira danificada (entupida ou ressecada) ou sem gasolina. Bateria Baterias também tendem a apresentar problemas no frio, pois, como o motor, precisam de mais energia. "É preciso tomar cuidado com a manutenção, pois ela perde a carga por completo", diz Rossi. Câmbio Como o óleo fica mais denso no frio, o engate das marchas é mais difícil. "O câmbio piora muito no inverno. Isso é normal." Radiador Se não estiver aditivado adequadamente, o líquido de arrefecimento (do radiador) pode congelar. Isso acontece em regiões muito frias. Se isso ocorrer, a água se solidifica e aumenta de volume, o que faz com que se rompam radiador e bloco do motor –como uma garrafa no congelador.(LPz) PARA SABER MAIS Automecânica Rossi - av. General Edgar Facó, 2.160, Piqueri (zona oeste), tel. (011) 875-1964. Texto Anterior: Castrol lança novo fluido anticorrosão; Banco Recaro equipa Tempra e Pointer; Injeção Bosch ajuda a potência do motor Índice |
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