São Paulo, segunda-feira, 4 de julho de 1994
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Flipper vira garoto-propaganda em Santos

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O golfinho Flipper virou garoto-propaganda. Sua imagem estará presente em 20 outdoors (placas publicitárias) chamando turistas para a temporada de inverno em Santos (SP).
O projeto, criado pela DM9 Publicidade, foi classificado de "propaganda enganosa" pela WSPA, sigla em inglês de Sociedade Mundial para Proteção Animal.
Flipper viveu por oito anos em um tanque no Oceanorium de São Vicente. Em março do ano passado, ele foi libertado pelo Ministério Público, que acatou pedido da WSPA.
Em 23 de maio, o golfinho reapareceu na Baixada Santista. Por três semanas, milhares de pessoas se concentraram em diversas praias para ver e tocar no golfinho. Há 15 dias ele desapareceu da região.
Os outdoors, distribuídos em vários pontos de São Paulo, trazem a foto do golfinho e a frase "quem conhece Santos sempre acaba voltando".
Para o diretor da WSPA no Brasil, Marco Ciampi, a mensagem veiculada na campanha "é ilusória e só atende a interesses políticos".
Segundo Ciampi, Flipper se encontra atualmente próximo à Ilha das Peças, no litoral do Paraná, a cerca de 300 km de Santos.
"É absurdo as pessoas acreditarem que Flipper voltou propositalmente para a região onde viveu em cativeiro por oito anos", diz.
Para o biólogo do Aquário Municipal de Santos, Paulo de Tarso, o golfinho apareceu no litoral da Baixada Santista "possivelmente fugindo das águas frias do sul ou seguindo cardumes de tainhas".
Tarso disse não acreditar na hipótese do retorno proposital de Flipper à região.
Weil acredita que a campanha da Prefeitura de Santos "reflete o que as pessoas gostariam que fosse verdade, dentro de uma visão emotiva da questão".
O assessor de imprensa do prefeito de Santos, David Capistrano (PT), Mauri Alexandrino, classificou Ciampi "como um ecochato".
Segundo ele, a campanha não tem nada de enganosa. "A WSPA não sabe o que está dizendo. O que lhes falta é um profundo senso de bom humor", afirmou.
O publicitário da DM9, Carlos Domingues, criador da idéia, disse que a campanha foi feita enquanto Flipper estava no litoral da Baixada Santista.
"Não tive intenção de agredir ninguém. A campanha pretende apenas emocionar as pessoas."
Domingues disse que a peça publicitária foi oferecida de graça à Prefeitura de Santos. Ele não soube dizer qual seu valor. A prefeitura de Santos informou que o custo dos outdoors foi de R$ 10,4 mil.

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