São Paulo, segunda-feira, 4 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atacante luta contra calor e inexperiência

UBIRATAN BRASIL
DO ENVIADO A ORLANDO

A desconfiança ainda persegue o atacante holandês Dennis Bergkamp, 25. Artilheiro do time nas eliminatórias (sete gols em oito partidas), Bergkamp despontou como virtual substituto de Van Basten.
Nos Estados Unidos, porém, o atacante da Internazionale italiana só marcou na terceira partida da Copa, contra Marrocos, na vitória de 2 a 1. A inexperiência foi apontada como fonte do problema.
"Na verdade, senti a responsabilidade e também o forte calor de Orlando", tentou justificar Bergkamp, que figurou entre os piores jogadores da primeira fase da Copa, na seleção feita pelo jornal italiano "Corriere della Sera".
Bergkamp reclama do estilo de jogo do time holandês, que sacrifica o meio-campo por jogar com apenas três zagueiros.
"Há grandes espaços vazios porque os volantes são obrigados a voltar para ajudar a defesa. Com isso, fico isolado entre os zagueiros adversários."
Apontado como um dos jogadores mais velozes do Mundial, Bergkamp já sente cansaço. "Dois foram os problemas: sozinho no ataque, fui obrigado a correr mais do que devia. E, com o forte calor, minha resistência acabou rapidamente", disse.
Contra a Irlanda, que tradicionalmente privilegia o sistema defensivo, Bergkamp acredita ter sua melhor chance de redenção.
"Os irlandeses marcam individualmente, mas não têm muita habilidade. Nos jogos que vi, eles sofrem mais quando enfrentam adversários que tentam o drible, que é minha principal qualidade. Quero figurar na seleção dos melhores da Copa." (UB)

Texto Anterior: Holanda muda meio-campo contra Irlanda
Próximo Texto: Vejam o dilema de um gringo brasileiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.