São Paulo, quarta-feira, 6 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Discos ajudam a encontrar livros

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os CD-ROM ganham espaço também nas bibliotecas, onde são usados para guardar milhões de referências bibliográficas.
Até o Vaticano já se rendeu à tecnologia. A IBM norte-americana foi contratada para catalogar e distribuir CD-ROM com referências bibliográficas sobre todo o acervo da biblioteca do Vaticano.
O congresso dos EUA já catalogou em CD-ROM –disponíveis na USP– sua biblioteca com 100 milhões de títulos.
Além de usar vários CD-ROM importados de referências bibliográficas sobre medicina, odontologia e biologia, a USP também já entrou na era do CD-ROM.
O Sibi (Sistema Integrado de Bibliotecas), da universidade, acaba de publicar o CD-ROM Unibibli com referências bibliográficas de todas as bibliotecas da USP.
Os CD-ROM de referências bibliográficas disponíveis na USP podem ser consultados por qualquer pessoa.
A USP cobra apenas o custo de impressão das cópias (preço de uma fotocópia).
As consultas podem ser feitas no SIBi –tel. (011) 818-4193– e na biblioteca da Faculdade de Medicina da USP –tel. (011) 851-4011 ramal 455.
A maioria dos CD-ROM de referências bibliográficas não usa multimídia. São programas convencionais destinados a informar velozmente onde estão os livros.
Trazem também artigos técnicos e científicos publicados em todo o mundo e trechos das obras incluídas, acelerando trabalhos e pesquisas em diversas áreas.
"Facilita minhas pesquisas", diz o médico neurologista Paulo Eurípedes Marchiori, usuário dos CD-ROM da Faculdade de Medicina da USP. (MEyM)

Texto Anterior: Saiba o que é CD-ROM
Próximo Texto: SAIBA O QUE HÁ PARA FORMAR UMA BIBLIOTECA ELETRÔNICA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.