São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salário é o principal gasto

PAULO SILVA PINTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O maior gasto das escolas é com seu pessoal. Em maio, a folha de pagamento e os encargos sociais dos funcionários (contribuição previdenciária, fundo de garantia) consumiram em média 63% da receita das 70 escolas atendidas pela CNA Consultores.
O segundo colocado entre os custos é o item "despesas diversas" (pequenas reformas, por exemplo). Depois vêm impostos (5,82%) e aluguéis (5,65%).
Profissionais terceirizados (contador, consultoria financeira) vêm em quinto lugar (5.15%). Materiais (de limpeza, giz, apagador) consomem 2,66%. Água, luz e telefone são o menor gasto (1,5%)
Estes gastos variam de escola para a escola. Mas a proporção da folha de pagamentos nos custos é tão generalizada neste tipo de negócio que está até registrada em lei federal.
A lei 8.170, que regulamenta os aumentos de mensalidades, determina que as escolas repassem às mensalidades de março (data base da categoria) 70% do aumento salarial concedido aos professores e funcionários.
(PSP)

Texto Anterior: PMs negam acusações
Próximo Texto: Mensalidade supera inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.