São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

Venezuela impõe câmbio fixo

Depois de dez dias de expectativa, o ministro da Fazenda da Venezuela, Julio Sosa, anunciou que a cotação oficial e única para a moeda venezuelana é de 170 bolívares por dólar.
A medida, divulgada quase à meia-noite de terça-feira, oficializa o controle do câmbio anunciado pelo presidente Rafael Caldera no dia 27 de junho.
Desde este dia, as transações de câmbio estão suspensas.
Ontem, o banco central informou que bancos e corretoras estão autorizados a reiniciar os negócios de câmbio na segunda-feira.
A venda de moedas estrangeiras será limitada a importadores, para pagamento da dívida externa, viagens e remessas a estudantes venezuelanos no exterior ou de estrangeiros residentes na Venezuela.
A intervenção do governo foi decidida para conter a derrocada do bolívar. O dólar, que era trocado por 100 bolívares no início do ano, estava sendo negociado a 200 bolívares no final de junho.
Sosa disse que o controle de câmbio é "temporário". Se a economia voltar a se estabilizar, afirmou, um ajuste na taxa de câmbio poderá ser feito em dois meses.
A Bolsa de Valores de Caracas reagiu ontem às novas medidas com a maior baixa do ano.

Texto Anterior: Maradona é homenageado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.