São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monte Verde mantém o charme dos anos 30

LUCIANA VEIT
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No sul de Minas Gerais, a 1.600 metros de altitude, fica a Vila de Monte Verde, muito procurada no inverno por suas baixas temperaturas. Este mês os termômetros descem facilmente abaixo de zero.
Foi exatamente o frio que atraiu os imigrantes letões para o vilarejo no final da década de 30.
Cercada por uma floresta de araucárias de 200 a 500 anos e por aproximadamente 40 milhões de pés de pinheiros, a vila mantém seu clima de aldeia. Suas ruas estreitas ainda são de terra.
Caminhadas e alpinismo são as principais atrações. As trilhas mais percorridas pelos visitantes são a que levam ao pico Selado, a 2.080 metros e uma bonita vista do vale do Paraíba, para a pedra Partida e ao Chapéu do Bispo (1.900 m).
Na avenida principal de Monte Verde, inúmeras lojinhas vendem cerâmica, xampus sabonetes artesanais, doces e chocolates, além de artigos de lã e couro.
Não deixe de experimentar a "prímula" (duas massas cobertas de chocolate e recheadas com doce de leite), uma das delícias locais.
A maioria dos hotéis e pousadas tem chalés de madeira e alguns oferecem descontos durante a semana. (Luciana Veit)

Texto Anterior: QUANTO CUSTAM OS HOTÉIS EM PENEDO
Próximo Texto: QUANTO CUSTAM OS HOTÉIS EM MONTE VERDE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.