São Paulo, quinta-feira, 7 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Julho é mês de muita folia em Fortaleza

ALESSANDRA BLANCO
ENVIADA ESPECIAL A FORTALEZA (CE)

Cerca de 1,5 milhão de pessoas –400 mil turistas– devem se concentrar em Fortaleza no último fim-de-semana de julho. Sem tradição de Carnaval e mais atraída pelo forró do que por samba, a cidade se prepara para quatro dias de música baiana.
Apesar das previsões contrárias, o Fortal, um Carnaval-temporão batizado de "micareta", deu certo e se encontra em sua terceira versão. Serão cinco horas diárias de desfiles das bandas baianas em um percurso de 4,2 quilômetros à beira-mar.
A concentração ocorre na avenida Historiador Raimundo Girão, na praia de Iracema, seguindo pelas avenidas Barão de Studart e Beira-mar, até a volta da Jurema.
A Banda da terra abre a programação oficial no dia 28 de julho, às 18h. Mas a estrela do primeiro dia é a banda Chiclete com Banana, que acompanha o bloco alternativo Nana Banana.
No dia 29, uma sexta-feira, começa a folia. A partir das 18h, se apresentam o bloco Tropical com a banda Asa de Águia, o bloco Evabary, com Netinho, Siriguella e Chiclete com Banana, Lero Lero com Cheiro de Amor, e Kanguru, com Ricardo Chaves.
Atrás de cada grupo vêm os "pipocas", grupos de foliões que seguem os trios elétricos. Cada mortalha, kit com abadá (camiseta com estampa do bloco), sacola, tiara e boné, dá direito a participar do desfile junto com o bloco de preferência. O preço varia entre R$ 100 e R$ 200.
Única "micareta" realizada de frente para o mar, o Fortal ficou conhecido por não ter registrado acidente no ano passado, quando reuniu 900 mil pessoas na avenida.
Os organizadores esperam repetir o êxito com 5.500 seguranças tomando conta dos blocos.
Os números do Fortal incluem ainda 3.600 metros de corda para isolar os blocos, 250 pessoas na organização e 110 camarotes, com capacidade para 20 pessoas cada.

INFORMAÇÕES FORTAL 94: (085) 244-3722/244-3742.

Texto Anterior: QUANTO CUSTAM OS HOTÉIS EM MONTE VERDE
Próximo Texto: PARA QUANDO VOCÊ FOR A FORTALEZA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.