São Paulo, sábado, 9 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja o perfil dos amotinados

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Saiba quem são os principais envolvidos no motim do Presídio Central de Porto Alegre.

Fernando Rodolfo Dias, o Fernandinho, 21, líder da rebelião no hospital Penitenciário. Ele estava internado no hospital. É portador do vírus HIV. Foi condenado a seis anos de prisão por assalto a bancos.

Dilonei Francisco Melara, 35, chefe da Falange Gaúcha, principal organização criminosa do Rio Grande do Sul. É também líder da máfia carcerária do Estado. Está detido no presídio de alta segurança de Charqueadas. É campeão de fugas nos presídios gaúchos. Foi condenado a 65 anos de prisão por homicídio e assalto a mão armada. Disse aos representantes da comissão de negociação que foi o organizador da rebelião.

Celestino Linn também está no presídio de alta segurança de Charqueadas. Participou do assassinato de dois agentes penitenciários durante uma fuga em 1983. Lidera os presos ao lado de Melara em Charqueadas. Condenado a 30 anos de prisão.

Carlos Jefferson de Souza Santos, o Bicudo, 23, preso por homicídio e assalto a bancos. Em 1987, chefiou assalto a uma locadora de vídeo em Porto Alegre fazendo uma refém. Bicudo lidera ao lado de Fernandinho a rebelião no hospital do presídio.

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: Unicamp conclui que abortos foram legais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.