São Paulo, sábado, 9 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protestos fazem premiê chinês cortar viagem

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro-ministro da China, Li Peng, cancelou ontem os últimos compromissos de sua visita oficial à Alemanha.
A medida foi tomada para evitar confrontações com manifestantes que vinham protestado contra as violações de direitos humanos na China a cada etapa da visita.
Na manhã de quinta-feira, em Berlin, Li suspendeu uma visita ao portão de Brandenburgo, que até 1989 marcou a divisa entre os lados ocidental e oriental (comunista) da cidade. Havia milhares de manifestantes no local.
À tarde, na cidade de Weimar, ele interrompeu pelo mesmo motivo uma visita ao museu existente na casa onde viveu o escritor alemão Johann Goethe.
O programa oficial cancelado ontem previa que Li Peng visitasse a cidade de Rottach-Egern e fizesse um passeio de barco no lago Tegersee, na Baviera.
O premiê chinês ficaria até hoje na Alemanha, cumprindo a parte privada de sua visita ao país.
O presidente alemão, Roman Herzog, defendeu o direito dos cidadãos do país de manifestar sua oposição "mesmo a chefes de Estado e de governo".

Texto Anterior: Crimes de guerra terão promotor sul-africano
Próximo Texto: Iêmen oferece anistia aos separatistas do sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.