São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fugitivos se rendem em hotel após 46 horas

DIONE KUHN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Depois de 13 horas e meia cercados pela polícia no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, dois presos fugitivos renderam-se às 13h20 de ontem. Terminava assim o terror de mais de 46 horas, iniciado às 15h de quinta-feira, quando detentos do Hospital Penitenciário de Porto Alegre começaram um motim e fizeram 26 reféns.
As três últimas reféns –Simone Molinare, Luciane dos Santos, e Silvia Pedreira Vargas– foram libertadas.
Por volta das 23h30 de sexta-feira, os presos Dilonei Melara, Celestino Linn e Fernando Rodolfo Dias, o Fernandinho –que haviam fugido do Hospital Penitenciário com outros sete amotinados– invadiram o hall de entrada do hotel dentro de um táxi.
Imediatamente começou um tiroteio com a polícia. Linn foi baleado e hospitalizado.
Melara, Fernandinho e as três reféns se esconderam e passaram a noite no hotel.
Ao meio-dia de sábado o secretário de Justiça do Estado, Gabriel Fadel, chegou ao hotel para determinar a retomada do diálogo.
Policiais do Gate (Grupo de Ação Tático-Especiais) cercaram desde o início a sala onde se encontravam os presos e reféns.
Os dois presos foram levados para a Pasc –prisão em Charqueadas (a 55 km de Porto Alegre)–, de onde Melara saíra sexta-feira.
Até a tarde de ontem, três presos estavam foragidos. Um deles, Carlos Jefferson Souza Santos, o Bicudo, liderou a rebelião, ao lado de Melara, Linn e Fernandinho.
Bicudo fora transferido da Pasc para o Hospital Penitenciário –junto ao Presídio Central de Porto Alegre– há dois meses, para suposto tratamento dentário.
Segundo agentes penitenciários, Bicudo foi enviado a mando de Melara, líder da população carcerária do Estado e um dos mais perigosos bandidos gaúchos.
Uma das reivindicações dos amotinados foi a transferência de Melara e Linn de Charqueadas para Porto Alegre, o que ocorreu sexta à noite.

Texto Anterior: Marcello Siqueira é 'porta-voz' de Juiz de Fora
Próximo Texto: Prisão reforça a segurança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.