São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livrarias reúnem fanáticos por gibis

DA REPORTAGEM LOCAL

Quase inseparáveis dos desenhos animados, as histórias em quadrinhos compartilham as preferências dos "cartoonmaníacos".
O mercado saiu das bancas de jornais e tem livrarias especializadas como a Devir –que também importa– e a Gibiteca Henfil, mantida pela prefeitura.
Esses espaços servem de ponto de encontro dos fãs. Além das revistas, há vídeo e sessões de RPG (Role Playing Game), jogo em que cada pessoa assume um personagem e age como ele diante das situações colocadas pelo mestre.
A Gibiteca Henfil, por exemplo, serve de quartel-general para a Orcade –que reúne fãs de desenho japonês. A gibiteca tem 30 mil exemplares no acervo e empresta os títulos para os sócios.
Cada sócio retira duas revistas por semana. Para se associar é preciso apresentar carteira de identidade e comprovante de residência.
Na Devir, o acontecimento semanal são as reuniões de RPG. A livraria também vende algumas reedições de clássicos.
É possível encontrar títulos como "Batman - The Sunday Classics", que reúne tiras de jornal de 1943 a 1946, por R$ 28,93.
Outra "antiguidade" é uma reedição com histórias de 1942 de Terry e os Piratas, por R$ 10,10.
Segundo Douglas Quinta Reis, 40, sócio da Dever, um dos maiores sucessos dos quadrinhos é também desenho animado. São os X-Men, mutantes que lutam por serem aceitos pelos humanos.
O mais famoso dos X-Men é Wolverine, um dos fenômenos de venda tanto em HQ como em artigos, especialmente camisetas.
Livraria Devir - r. Augusto de Toledo, 83, Aclimação (zona sul).
Gibiteca Henfil - r. Sena Madureira, 298, Vila Mariana (zona sul). Funcionamento: 3ª a 6ª, das 9h às 21h, sáb. e dom., das 10h às 17h.

Texto Anterior: Desenhos clássicos ainda são exibidos
Próximo Texto: Personagens fazem sucesso em camisetas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.