São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994 |
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Médico troca consulta por consultoria
JAIRO BOUER
Os baixos salários e a concorrência acirrada nas atividades médicas tradicionais têm estimulado a procura por áreas alternativas. Apoio científico, consultoria de qualidade, administração, informática e marketing são campos possíveis de atuação. Esses mercados abrem suas portas para profissionais que conseguem trazer a experiência clínica e o conhecimento da saúde para dentro das empresas. A indústria farmacêutica é uma das geradoras de novos postos, em geral na área de marketing. O primeiro cliente de um laboratório farmacêutico é sempre um médico. Só ele pode receitar os medicamentos para a população. Alguns laboratórios passaram a contratar integrantes da própria classe médica para facilitar o acesso aos seus "clientes primários". A maior parte dos médicos que trabalham hoje na indústria farmacêutica não teve qualquer treinamento prévio. O conhecimento mercadológico foi adquirido na própria empresa. Outra função possível dentro dos laboratórios é a assessoria científica a atividades como atendimento ao consumidor, revisão de bulas e condução de estudos com novos produtos. A organização dos serviços de saúde (hospitais, convênios, clínicas, cooperativas e empresas com autogestão em saúde) é outro campo de atividade. O crescimento desse setor nos últimos anos criou espaço para administradores e consultores de qualidade em serviços. O profissional híbrido entre um médico e um administrador tem mais condições de acompanhar as particularidades desse segmento. Seguindo essa tendência, a indústria da informática é outra área que começou a investir em médicos capazes de desenvolver programas específicos para a prática clínica, gerencial ou educativa. Texto Anterior: CARTAS Próximo Texto: Residência forma gestor de hospitais Índice |
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