São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico troca consulta por consultoria

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Muitos médicos estão trocando plantões e pacientes por escritórios e microcomputadores. Novas opções de trabalho atraem um número crescente de profissionais em início de carreira.
Os baixos salários e a concorrência acirrada nas atividades médicas tradicionais têm estimulado a procura por áreas alternativas.
Apoio científico, consultoria de qualidade, administração, informática e marketing são campos possíveis de atuação.
Esses mercados abrem suas portas para profissionais que conseguem trazer a experiência clínica e o conhecimento da saúde para dentro das empresas.
A indústria farmacêutica é uma das geradoras de novos postos, em geral na área de marketing.
O primeiro cliente de um laboratório farmacêutico é sempre um médico. Só ele pode receitar os medicamentos para a população.
Alguns laboratórios passaram a contratar integrantes da própria classe médica para facilitar o acesso aos seus "clientes primários".
A maior parte dos médicos que trabalham hoje na indústria farmacêutica não teve qualquer treinamento prévio. O conhecimento mercadológico foi adquirido na própria empresa.
Outra função possível dentro dos laboratórios é a assessoria científica a atividades como atendimento ao consumidor, revisão de bulas e condução de estudos com novos produtos.
A organização dos serviços de saúde (hospitais, convênios, clínicas, cooperativas e empresas com autogestão em saúde) é outro campo de atividade.
O crescimento desse setor nos últimos anos criou espaço para administradores e consultores de qualidade em serviços.
O profissional híbrido entre um médico e um administrador tem mais condições de acompanhar as particularidades desse segmento.
Seguindo essa tendência, a indústria da informática é outra área que começou a investir em médicos capazes de desenvolver programas específicos para a prática clínica, gerencial ou educativa.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Residência forma gestor de hospitais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.