São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a guerra da Bósnia

1. A Bósnia-Herzegóvina, que vou chamar apenas de Bósnia, está localizada numa região da Europa chamada Bálcãs, separada da Itália pelo mar Adriático. Três anos atrás esse país montanhoso era o centro da Federação Iugoslava, formada por Sérvia, Montenegro, Eslovênia, Croácia e Macedônia.
2. A população iugoslava era composta por sete povos, com cinco línguas e dois alfabetos. Essa composição se mistura como um mosaico. Poucas são as áreas em que um grupo étnico é amplamente majoritário.
3. Em março de 92 a maioria dos Bósnios votou pela independência do país num plebiscito. Começava a guerra civil, porque os sérvios não queriam a separação. Apoiados pelo exército da Iugoslávia, eles passaram a expulsar outros povos das áreas que controlam para torná-las "puras".
4. Os acontecimentos na Bósnia são mais um capítulo da guerra civil iugoslava que começou em 91, quando Eslovênia e Croácia se separaram do país. Com o fim dos combates nessas áreas e a consolidação de suas independências em janeiro de 92, os sérvios transferiram o conflito para a Bósnia. Desde então, das seis repúblicas, apenas a Sérvia e Montenegro continuam juntas sob o nome Iugoslávia.
5. Os sérvios lutam na Bósnia contra exércitos de dois povos: croatas e muçulmanos. A Croácia é a maior fornecedora de armas (compradas no mercado negro) para a luta contra os sérvios. Não existe uma etnia bósnia-herzegovina: estes dois nomes designam apenas regiões da ex-Iuguslávia.
6. Uma maioria apertada (45%) da população da Bósnia é muçulmana; sérvios são 36% e croatas, 17%. Muçulmanos se concentram nas cidades; sérvios, no campo.
7. A espinha dorsal da crise iugoslava é a "questão sérvia". Esse povo era maioria da população da ex-Iugoslávia e controlava o Estado Nacional. Embora minotária, a população sérvia é expressiva na Bósnia e na Croácia, sendo maioria em algumas micro-regiões croatas. Desde o século passado, nacionalistas sérvios pregam uma união de todos os países com população sérvia, sob seu comando. Em 1918, foi criado o Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Os muçulmanos entravam como parte da Croácia. Em 29, o nome do país foi mudado para Iugoslávia. Depois da Segunda Guerra Mundial, o país tornou-se comunista sob o comando do marechal Tito, que era croata.
8. Com a onda de independências a partir de 90, os nacionalistas sérvios disseminaram o temor de que as minorias sérvias nas outras repúblicas seriam perseguidas como ocorreu quando sérvios, judeus e ciganos foram dizimados na Croácia pelo governo nazista do país, durante a Segunda Guerra Mundial. Para evitar este risco, os sérvios da Bósnia e da Croácia se rebelaram com armas e dinheiro da Sérvia e Montenegro, a atual Iugoslávia, que fabrica armas e herdou 100% do quarto maior exército da Europa, o da ex-Iugoslávia.
9. As forças sérvias já controlam 70% da Bósnia, onde proclamaram uma "república" para disfarçar o expansionismo.
10. Esta já é a quinta guerra na região neste século. Houve duas "Guerras dos Bálcãs", em 1912 e 1913; nas duas guerras mundiais, ocorreram conflitos específicos na região. A Primeira Guerra Mundial começou há 80 anos, em Sarajevo, hoje capital da Bósnia-Herzegóvina.
Leão Serva, autor de "A Batalha de Sarajevo", no prelo pela Editora Scritta.

Texto Anterior: CLIP
Próximo Texto: CÍNICO, CÔMICO, O CHALAÇA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.