São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994 |
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Terceirização une micro e grandes empresas
ROBERTA JOVCHELEVICH
A terceirização foi a saída encontrada por algumas empresas, entre elas a Rhodia –multinacional do setor químico e têxtil. "Com a redução das alíquotas de importação, tivemos que reagir de maneira rápida", conta Fernando César de Vasconcelos, gerente do departamento de administração de materiais da empresa. Até então, segundo Vasconcelos, a Rhodia desenvolvia tudo o que precisava com recursos próprios. Com a nova realidade, passou a buscar aliados junto aos pequenos fornecedores. Sem, no entanto, descartar o controle de produção. "O fornecedor tem que estar inserido no padrão de qualidade de seu cliente", afirma Vasconcelos. A Rhodia implantou a ISO 9.000 (conjunto de normas internacionais sobre sistemas de gerenciamento da qualidade) e passou a incentivar as empresas fornecedoras. Os meios encontrados foram o acompanhamento dos processos de produção dos fornecedores e o desenvolvimento de sistemas de qualidade junto a eles. O trabalho não seria possível, entretanto, se houvesse mais de um fornecedor de um mesmo produto. Por isso, a empresa adotou a política do fornecedor único, mas não exclusivo. Desde 91, José Waldemar Magalhães, proprietário da Monpeic, presta serviços de instrumentação industrial, instalações elétricas e automação, entre outros, à Rhodia. A parceria, segundo ele, trouxe resultados. "Conseguimos nos tornar profissionais através dela." "Hoje, busco a melhoria contínua de meus serviços e estou investindo na implantação da ISO 9.000 na Monpeic", afirma Magalhães. Se aliar às grandes empresas é condição cada vez mais necessária aos micro e pequenos empresários da área de tecnologia. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) da USP (Universidade de São Paulo) irão incentivar parcerias durante a Tecnológica 94. A feira (leia texto ao lado) pretende formar Rodas de Desenvolvimento de Fornecedores, através da interação de grandes e pequenas empresas, com o auxílio de um técnico do IPT.(RJ) Texto Anterior: Serviços facilitam dia-a-dia de empresários Próximo Texto: Feira mostra tecnologia Índice |
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