São Paulo, domingo, 10 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma fábrica de sabão?

José Ademar Silva, Poços de Caldas, MG

Um bom setor para investimento é o de produtos de limpeza para uso doméstico, como o sabão –em barra ou em pó.
A montagem de uma fábrica de sabão requer uma análise dos mercados fornecedor e consumidor e exige do fabricante bom conhecimento em química, domínio das fórmulas, experiência no manuseio das matérias-primas e informações técnicas atualizadas.
O rendimento e a qualidade do sabão dependem das matérias-primas utilizadas e do adequado balanceamento dos componentes químicos.
Para produzir um quilo de sabão em barra são necessários 210 gramas de sebo animal, 210 gramas de óleo de coco, 67 gramas de soda cáustica, 20 gramas de sal comercial, 60 gramas de silicato de sódio, corante e essência para sabão.
O sabão em pó pode ser produzido a partir da seguinte formulação: 25% de dodecilbenzeno sulfonato de sódio em pó (neutro); 30% de tripolifosfato de sódio; 3,35% de barrilha (carbonato de sódio); 1% de carboximetilcelulose (CMC); 30% de sulfato de sódio; 10% de silicato de sódio (alcalino); branqueador ótico (pó), corante, essência e água.
Para produzir 8.000 quilos de sabão em barra, por exemplo, o empresário precisa de equipamentos bem simples: quatro tachos de ferro de 200 litros cada; dois fogões industriais; quatro mexedores de madeira, tipo remo; oito baldes plásticos de 20 litros cada; duas balanças de plataforma com capacidade de 200 quilos cada; 400 formas de madeira; duas mesas de madeira para corte; duas "liras de fui" de aço e espátulas de aço para corte; duas máquinas seladoras, para embalagem; e dois "aerômetros de Baumé".
O custo de implantação de uma fábrica varia de U$ 8 mil a US$ 15 mil. É importante saber que o sabão é submetido ao Sistema de Vigilância Sanitária, e só poderá ser industrializado, exposto à venda ou entregue ao consumo depois de registrado no órgão competente do Ministério da Saúde.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Empresa assessora em planos de saúde
Próximo Texto: BNDES destina US$ 1 bi para pequenas empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.