São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura de SP volta a distribuir camisinhas; A radioterapia entra na sala de operações; Cuidado com alimentos pode evitar as diarréias; Diagnóstico precoce evita dano cerebral

JULIO ABRAMCZYK

O PERSONAGEM
Prefeitura de SP volta a distribuir camisinhas
O secretário municipal da Saúde, Silvano Raia (foto), deve liberar hoje o lote de 200 mil camisinhas da marca Blowtex, cuja distribuição na rede pública foi suspensa há um mês sob suspeita de estarem defeituosas. A prefeitura recolheu o produto, mas não comunicou os usuários que já haviam recebido as camisinhas do possível perigo que corriam. A liberação esteve condicionada a exames de qualidade, já realizados.

A FRASE
"A hanseníase é assustadora não porque ela mata os pacientes, mas por transformá-los em deficientes físicos."
(De Hiroshi Nakajima, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, na instalação da Conferência Internacional sobre a Eliminação da Hanseníase, dia 4 em Hanói, no Vietnã).

O NÚMERO
5,5
...milhões de doentes de hanseníase ("lepra") já foram curados pela poliquimioterapia, segundo o Programa Especial de Eliminação da Hanseníase da Organização Mundial de Saúde.

A radioterapia entra na sala de operações
O médico Victor Strassmann e sua equipe aplicaram pela primeira vez no Brasil a radioterapia intra-operatória em uma paciente portadora de tumor do intestino, durante operação realizada no Hospital Israelita Albert Einstein na semana passada. A técnica, ainda hoje disponível em poucos centros médicos do mundo, ataca a área lesada com doses inatingíveis pela radioterapia convencional sem afetar áreas vizinhas sadias.

Cuidado com alimentos pode evitar as diarréias
Cuidados muito simples podem evitar que uma diarréia prejudique o descanso e o lazer nas férias e viagens. Deve ser dada preferência para alimentos cozidos e ingeridos ainda quentes. Depois de ficar à temperatura ambiente por várias horas, frequentemente provocam intoxicação alimentar. As frutas devem sempre ser descascadas. Os sorvetes de procedência desconhecida não devem ser consumidos.

Diagnóstico precoce evita dano cerebral
O neurologista Howard Liu, da Universidade do Alabama (EUA), em Birminghan, sugere aos médicos dar a mesma atenção que dão a uma dor torácica na hipótese de um infarto do miocárdio quando observarem sintomas sugestivos de um acidente vascular cerebral ("derrame"). Neste caso, o diagnóstico precoce pode evitar danos irreversíveis ao cérebro. As primeiras seis horas são críticas, já que a cada hora de insuficiência na circulação arterial aumenta o grau de dano cerebral.

Texto Anterior: Grupos observam crianças que se expuseram ao Cytotec
Próximo Texto: Revista promove Festival de Penteados no Anhembi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.