São Paulo, terça-feira, 12 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeira nega acusação e promete ir à Justiça

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O vice na chapa do tucano Fernando Henrique Cardoso, senador Guilherme Palmeira (PFL-AL), afirmou ontem que vai processar por difamação a secretária Ana Lúcia Duarte e o motorista Otair de Oliveira.
Eles são ex-funcionários da empreiteira Sérvia e acusam o senador de ter recebido propinas para apresentar emendas ao Orçamento da União de interesse da construtora.
Prefeitos
"Eu apresentei emendas que me foram apresentadas por prefeitos, governadores ou diretores de entidades de Alagoas", disse Palmeira.
Segundo o senador, "não dá para saber quem é que está tocando a obra."
Palmeira afirma que é de responsabilidade das prefeituras e dos governos realizar licitação para as obras públicas.
Segundo o vice de FHC, "não cabe ao parlamentar fazer esse serviço."
Bisol
Ele disse que seu caso não tem relação com o do senador José Paulo Bisol (PSB-RS), vice do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Bisol apresentou emendas para um Estado estranho ao seu (Minas Gerais) e tem uma fazenda no local", afirmou o vice. "Eu não fui beneficiado em nada."
O vice afirma que "não há a mínima possibilidade" de ter tido algum relacionamento com o diretor da empreiteira Sérvia em Brasília Semião Faro.
Ligações
Ele admite, no entanto, que seu assessor Carlos Abraão de Moura é amigo do empreiteiro. "Posso, no máximo, tê-lo cumprimentado em algum restaurante", disse Palmeira.
Em 1992 e 1993, Palmeira destinou US$ 1,8 milhão para obras de recuperação das rodovias AL-101 e AL-205, que estão sendo tocadas pela Sérvia.
Neste ano, propôs enviar US$ 3,5 milhões para obras de infra-estrutura na cidade de Santana do Ipanema (AL). Essa também é uma obra da Sérvia.
"Não sabia que as obras estavam sendo tocadas pela empresa, não fui beneficiado em nada e já autorizei o Senado a investigar minhas contas bancárias", rebate Palmeira.

Texto Anterior: Itamar quer perdão oficial
Próximo Texto: Entenda a denúncia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.