São Paulo, quarta-feira, 13 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro alerta para dispersão de índices

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, advertiu que os índices de inflação deste mês, a serem divulgados nos próximos dias, vão ficar acima da variação efetiva dos preços a partir de 1º de julho.
Ricupero, na prática, está se antecipando à guerra de índices que deverá envolver os candidatos à sucessão presidencial.
Os adversários de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) pretendem utilizar os percentuais de até 25% nos índices de julho para bombardear o Plano Real.
Ontem, Ricupero utilizou cadeia de rádio e TV para dar o recado: ninguém deve aceitar "que queiram utilizar esses índices para atacar o real".
Outro temor é que a divulgação dos índices provoque reajustes de preços nos mesmos níveis. Ricupero recomendou que a população rejeite produtos com preços reajustados com base nesses índices.
Um índice de inflação mensal não mede a variação dos preços do primeiro ao último dia do mês, como pode parecer. Por isso, eles revelam uma inflação diferente da percebida diariamente.
Ricupero tentou explicar a distorção que ocorrerá nos índices –chamada, em economês, de carry-over– com um exemplo prático.
O ministro comparou a economia a uma criança com febre de 40 graus em 30 de junho. No dia 2 de julho, ela tinha temperatura normal, de 36 graus, mas a média do período ainda registraria febre de 38 graus.
Boicote
O Movimento das Donas-de-Casa de Minas Gerais vai articular boicotes nacionais contra supermercados, produtos e marcas que estejam com preços elevados.
A presidente do movimento, Lúcia Pacífico, propôs o "dia nacional do boicote" ao ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, e ao superintendente da Sunab, Celsius Lodder. Segundo ela, "o ministro gostou da idéia".
Ela vai fazer contato com entidades de consumidores de outros Estados para organizar o boicote.
Pacífico também sugeriu que as moedas de real tenham "cores diferenciadas" para que os consumidores não se confundam. Segundo ela, o ministro disse que é possível cunhar moedas de cores variadas.

Texto Anterior: Donas-de-casa farão boicote a preços altos
Próximo Texto: PF investiga moedas falsas de R$ 1 no Paraná
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.