São Paulo, quarta-feira, 13 de julho de 1994
Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

Pergunta: "O software utilizado para comunicação em BBS é o mesmo usado para enviar e receber fax? Quais são os programas? A forma de enviar e receber fax pelo micro é similar à do convencional? É possível usar um scanner para digitalizar os dados? Qual o mais adequado, o de mão ou o de mesa (o número de textos é superior ao de imagens)? Após digitalizar, é possível reparar erros pelo próprio software? Há incompatibilidade na linha telefônica com a placa fax/modem, interferindo na transmissão de dados?"
(Alessandro João de Souza, Campinas - SP)

Resposta: O serviço básico de um BBS (sigla de Bulletin Board System) é o correio eletrônico, que possibilita a troca de mensagens entre diversos usuários, além de permitir consultas sobre assuntos específicos, chamados de conferências. A maior rede internacional, que além de outros serviços possui bases de dados com grande volume de informações para pesquisa, é a Internet. Funciona entre universidades e instituições de pesquisa e permite que um pesquisador troque mensagens com pesquisadores de vários países em minutos.
Para ter acesso a um BBS é preciso ter um computador, um modem (aparelho para ligar micro ao telefone), um software de comunicação e uma linha telefônica. É possível utilizar outros periféricos, como fax/modem ou scanner, para auxiliar no trabalho.
Geralmente, a placa fax/modem vem com dois programas de comunicação: um para gerenciar o fax e outro para o modem –e também permite a conexão com o BBS. Muitos usuários adotam outros programas de comunicação, como "Procomm Plus", "Zoltrix", ou de domínio público, conseguidos nos BBS. O gerenciamento de envio e recebimento de fax por computador é feito pelo software que acompanha a placa. O documento é enviado em forma de arquivo e ao receber, pode-se visualizá-lo na tela ou imprimi-lo.
Para quem trabalha com muitos documentos (textos), é possível usar scanner para facilitar o envio dos textos. No seu caso, um scanner de mão é suficiente. O único inconveniente é a dificuldade de manusear o equipamento. É necessário usar programa de OCR (reconhecimento óptico de caracteres) que captura o texto na forma de imagem e o transfere para o computador na forma de caracteres. Com um software de OCR você poderá reparar possíveis erros usando processadores de texto que trabalham com arquivos bit map, como o "Word for Windows" ou até mesmo o "Paintbrush" do "Windows". A maioria dos scanners disponíveis no mercado vem com programa de OCR.
Não existe incompatibilidade entre a placa fax/modem e a linha telefônica. A interferência na transmissão de dados pode ocorrer devido à qualidade da linha. Algumas placas têm recursos, como códigos de correção de erros e compressão de dados, que podem interferir na velocidade de transmissão.
Marco Antonio Land de Almeida é gerente da Coritel Serviços de Informática, ligada à Andersen Consulting.

Próximo Texto: 'Hacker' desafia bloqueios eletrônicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.