São Paulo, quarta-feira, 13 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País é o principal aliado, diz Clinton

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

"A América está do seu lado, agora e para sempre", disse em alemão o presidente americano, Bil Clinton, ontem a 50 mil berlinenses em frente ao Portão de Brandenburgo.
Clinton atravessou o portão –que até 89 marcava a divisão entre Berlim Oriental e Ocidental– acompanhado de sua mulher, Hillary, de Helmut Kohl e da mulher dele, Hannelore.
O presidente dos EUA elogiou a coragem dos berlinenses e disse que eles venceram sua luta contra o comunismo.
Durante a viagem de dois dias à Alemanha, Clinton disse que o país é o principal aliado dos EUA na Europa, deixando de lado o Reino Unido.
Seus elogios foram interpretados como uma cobrança. "Até agora sempre dissemos 'não queremos liderar, não podemos liderar, os americanos devem liderar"', disse o historiador Arnulf Baring comentado a visita de Clinton. "Agora, há muita pressão sobre os alemães para que definam o que podem fazer, o que querem fazer e o que não querem".
O principal objetivo dos EUA ao se aproximar da Alemanha, segundo analistas, é o Leste Europeu. A Alemanha é o país da União Européia que mais se preocupa com a região, com a qual faz fronteira.
Antes do discurso de ontem em Berlim, Clinton se reuniu com Kohl e Jacques Delors, presidente da Comissão Européia para discutir essa questão.

Texto Anterior: Alemanha pode enviar tropas ao exterior
Próximo Texto: Lorscheider diz que papa não tem câncer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.