São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casas noturnas são o melhor programa

RUI NOGUEIRA
DO ENVIADO ESPECIAL A ARUBA*

Em Aruba há quatro programas para "turista ver". São óbvios, mas absolutamente dentro do espírito da ilha.
O Visage é uma casa noturna que só fica "caliente" depois da 0h. Às quartas-feiras mulher não paga e o primeiro coquetel é grátis. É o local onde os moradores da ilha vão para dançar.
Fica na L. G. Smith Boulevard 152/A, bem em frente à entrada do porto, em Oranjestad. Aceite, mesmo não sendo exímio pé-de-valsa, o convite de quem tira você para dançar.
No restaurante Twinklebone's a animação musical começa na cozinha com o "chef" Chico Maduro. Ele e os garçons, todos com vozes afinadas, comandam o Twinkebone's Show.
Os "twinkles stars" dançam, cantam e suam muito provocando a platéia, tirando os casais em lua-de-mel para a pista improvisada no meio do restaurante e registrando tudo em vídeo.
Ao final, encabeçam um trem humano que roda pelo interior do restaurante misturando merengue e samba.
Por US$ 10 compra-se a fita cassete com a gravação das músicas do grupo sob o sugestivo título de "Carnaval Forty on Fire".
São oito músicas com arranjos do garçom Leonardo Jaramillo. A fita de vídeo (três cópias) com a farra musical no jantar também pode ser comprada.
O Bon Bini (bem-vindo no dialeto local, o papiamento) acontece todas as terças-feiras no pátio do Museu Histórico, dentro da fortaleza Zoutman construída em 1796 –é o prédio mais antigo de Oranjestad.
Hubert Naar, o mestre-de-cerimônias, comanda com bom humor o espetáculo de música regional e danças folclóricas com jeito de quermesse.
Atrações: uma caixa de música, tipo realejo, movida a manivela e o compositor popular, Boysie Croes, 63.
Algumas composições de Croes lembram os cordéis nordestinos. Apocalíptico, ele já escreveu e arranjou uma música prevendo que "esse negócio de homem com homem e mulher com mulher é o fim do mundo".
No Bon Bini Festival quem não sabe dançar merengue aprende na hora. Lição do Naar: "Quatro passos para a esquerda, quatro para a frente e quatro para trás voltando sempre ao local de origem. O resto é improviso a gosto do casal".
O Limbo Show espera os turistas aos domingos, a partir das 19h, no restaurante Pirates Cookout do hotel Bucuti Beach Resort.
Vincent Mardenborough, um negro de 50 anos com cara e corpo de 30, brinca e provoca a platéia enquanto exibe a elasticidade do seu corpo passando por baixo de uma barra a um palmo do chão, sem tocar com as costas e as nádegas no palco. (Rui Nogueira)
Colaborou SUSI AISSA, da Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Paisagem conquista o visitante aos poucos
Próximo Texto: Gastronomia é incipiente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.