São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Áustria fica mais européia neste verão

LUÍS ANTÔNIO GIRON

LUÍS ANTÔNIO GIRON
ENVIADO ESPECIAL À ÁUSTRIA

A Áustria está em alta neste verão. Acaba de ingressar na União Européia, prometendo levar consigo os vizinhos do Leste. O plebiscito que deu o "sim" à adesão à UE aconteceu em 12 de junho último. Desde então, o clima tem esquentado em todos os sentidos.
A juventude austríaca festeja a "europeidade" com shows de rock e jazz e badalações nos cassinos. A média da temperatura sobe para 25oC e abre a temporada de esportes e passeios nos balneários das províncias de Vorarlberg (a oeste) e Caríntia (ao sul), pontilhadas de lagos rodeados por montanhas com neve permanente.
Até o fim deste mês acontecem os festivais de música de Salzburgo, Bregenz e Innsbruck. Viena é um festival eterno. A programação é a melhor da Europa no momento.
Os eventos paralelos compreendem exposições, shows, peças e musicais. Os festivais gastronômicos também se intensificam.
O governo acredita que o turismo, setor econômico responsável por 10% do PIB do país, terá incremento a partir da adesão efetiva à UE, em janeiro de 1995.
Os preços, relativamente altos, deverão cair para receber o consumidor europeu, prevê a Câmara de Indústria e Comércio Austríaca.
Para o turista brasileiro, o contato deve ficar mais próximo. Empresas aéreas planejam vôos diretos entre São Paulo e Viena.

LEIA MAIS
Sobre a Áustria nas págs. 6-14 e 6-15.

Texto Anterior: Biltimore é um marco na história da cidade
Próximo Texto: Ir à ópera pode sair bem barato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.