São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Índice

SP terá vôo turístico de helicóptero

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Começa a funcionar no próximo dia 26 o primeiro serviço permanente de passeios de helicópteros de São Paulo.
Diariamente, inclusive à noite (até 22h), dois helicópteros Esquilo estarão disponíveis para sobrevoar os principais pontos turísticos da cidade, como a avenida Paulista e o parque Ibirapuera (zona sul).
O passeio custa R$ 110,00 por pessoa e dura cerca de 15 minutos, com embarque e desembarque no aeroporto do Campo de Marte, em Santana (zona norte).
O roteiro, com 55 quilômetros de extensão, é percorrido a uma velocidade média de 200 km/h.
Os intervalos mínimos entre os vôos são de cinco minutos. Os passeios, no entanto, dependem das condições atmosféricas –não há vôos sob chuva ou neblina.
Cada helicóptero leva até cinco passageiros, mais o piloto.
"Não se tratam de vôos panorâmicos de dois minutos. São vôos mais sofisticados, que permitem conhecer a cidade", afirma João Octaviano Cury, 53, diretor de operações da Paulicopter, empresa que vai explorar o serviço.
A aventura começa sobre a marginal Tietê e atinge a avenida Paulista, quando fica "emocionante": o helicóptero voa entre as antenas da avenida, a 210 km/h. Parece que vai se chocar contra os edifícios mais altos.
Depois de sobrevoar o parque d. Pedro, o helicóptero volta para a zona sul da cidade. Sobrevoa a avenida 23 de Maio e atinge o parque Ibirapuera, onde reduz a velocidade e a altitude.
O passeio continua com uma panorâmica dos edifícios modernos da avenida Luis Carlos Berrini, do Palácio dos Bandeirantes e das ruas arborizadas do Morumbi e de Cidade Jardim.
Durante o inverno, o passeio pode tomar ares de "expedição científica". Lá de cima, a tão falada inversão térmica é visível no horizonte, na forma de um anel de fumaça preta.
Turismo
Os paulistanos não são os únicos alvos da Paulicopter. A empresa pretende cativar principalmente os turistas que visitam a cidade a negócios.
A Paulicopter contratou a agência de turismo Compax, que vai espalhar folhetos pelos hotéis da cidade. As reservas de vôos são feitas pela Compax, que também oferece transporte dos hotéis até o Campo de Marte.
Cury, da Paulicopter, diz que o roteiro dos passeios foi elaborado para atrair turistas. Por isso incluem pontos turísticos, edifícios históricos, parques e shoppings centers.
O empresário diz que se inspirou em serviço idêntico que conheceu em Nova York. Paris e Tóquio também possuem serviços de passeios aéreos. Em Tóquio, há até dirigíveis.
O serviço de passeios foi criado, também, para suprir a queda no faturamento da Paulicopter, empresa que aluga e faz manutenção de helicópteros.
Segundo Cury, a locação de helicópteros caiu de 60 horas por mês no ano passado para 12 horas mensais atualmente.

Como voar: telefone para a agência Compax (011-280-8199) e marque dia e horário.
Onde voar: o embarque e desembarque é no aeroporto Campo de Marte, no hangar da Paulicopter, na avenida Olavo Fontoura, 950, Santana.

Texto Anterior: Lei permite ao cliente vistoriar restaurantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.