São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arrecadação cresce 24,76% no 1º semestre

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A arrecadação de receitas federais no primeiro semestre desse ano chegou a US$ 29,39 bilhões, superando em 24,76% o volume arrecadado no mesmo período de 1993.
Em junho deste ano foram arrecadados US$ 5,02 bilhões, o que representa um crescimento de 2,54% sobre maio e de 28,2% sobre junho de 1993.
Por outro lado, nos primeiros dias de julho a arrecadação foi menor do que a projetada, anunciou ontem o ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, em debate no Congresso.
Ele atribuiu o fato a uma retração da atividade econômica em função dos primeiros dias de implantação do real, mas disse não acreditar que essa seja a tendência do comportamento da economia.
O crescimento de receita verificado no primeiro semestre desse ano foi motivado, principalmente, pelo pelo Imposto de Importação, pelo Imposto de Renda da Pessoa Física e pela Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social).
Eles compensaram com sobra a queda em outros tributos, como o IR das empresas (- 26,92%), que caiu em relação a 1993 por mudanças na sistemática de apuração.
No caso do Imposto de Importação, o aumento resultou do maior volume de importações, influendiado, por sua vez, pela redução das alíquotas do imposto.
Quanto ao comportamento geral da arrecadação em julho, apesar do anúncio feito pelo ministro Ricupero, Osiris Silva acredita que, no acumulado do mês, a receita ficará no mínimo igual à de junho, em valores dolarizados.

Texto Anterior: Preço da cesta básica registra nova queda
Próximo Texto: Ricupero recebe denúncia contra preços abusivos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.