São Paulo, sexta-feira, 15 de julho de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição traz novas gravuras em metal de Tomie Ohtake

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

A exposição itinerante "Novas Gravuras", que reúne 20 trabalhos em metal de Tomie Ohtake, pode ser vista até o próximo dia 30 na Vila Maurina, em Botafogo (zona sul do Rio).
A exposição já percorreu 11 cidades desde outubro de 93, quando deixou São Paulo, e mostra gravuras onde Tomie, 80, relaciona ideogramas, retas e curvas em novas concepções de espaço.
Desde os anos 70, quando começou a estudar serigrafia e litografia, Tomie se interessa pelas gravuras. Sua primeira mostra com trabalhos em metal aconteceu no final dos anos 80.
Além dos trabalhos, será exibido um vídeo sobre a artista, que nasceu em Kioto, Japão, e embarcou para o Brasil em 1936.
Foi na viagem de 45 dias de navio, que ela incorporou definitivamente o mar em seus trabalhos.
MAM
Outra mostra importante estará a partir de domingo no MAM (Museu de Arte Moderna). Reúne trabalhos comprados para o acervo do museu pela White Martins.
As obras, escolhidas pela curadoria do museu, estão divididas em três núcleos: artes plásticas, fotografia e Memória White Martins.
A primeira seção tem obras de artistas brasileiros e argentinos, como Eliseu Visconti, Ernesto Deira, Anita Malfati, Lygia Clark e Ernesto De Fiori, entre outros.
Na parte de fotografias, estão 80 ampliações sobre o tema "Personagens Brasileiros". Entre os fotógrafos escolhidos, Augusto Malta, Felix Nadar e Augusto Militão.
"Memória White Martins" é fruto de um trabalho de pesquisa sobre a história da empresa em seus 82 anos. Anúncios, fotos de instalações, objetos e livros fazem parte do acervo.
A curadora da exposição no MAM, Denise Mattar, diz que a atitude da White Martins é inédita no Brasil.

Exposição: Tomie Ohtake
Onde: Vila Maurina, rua General Dionísio, 53, Botafogo, tel.: (021) 286-9766
Quando: até o dia 30, de segunda a sábado, das 12h às 18h.
Ingressos: entrada franca

Exposição: acervo MAM-White Martins
Onde: av. Infante Dom Henrique, 85, aterro do Flamengo, tel.: (021) 262-3221
Quando: até 10 de agosto, de terça a domingo, das 12h às 18h
Ingressos: R$ 1.00

Texto Anterior: Diretor filma assassinato de Paolo Pasolini
Próximo Texto: NOITE ILUSTRADA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.